Já várias vezes pensei escrever sobre este tema, mas provavelmente eu também não estarei preparado para lidar e falar sobre o cancro. É bem mais fácil escrever do que dizer a palavra Cancro. Não gosto de dizer que o meu irmão tem cancro. É uma palavra muito pesada, carregada de dor, de sofrimento, de morte. Mas não arranjo forma de a contornar, posso dizer que tem um tumor, um nódulo cancerígeno, whatever, a dor, o sofrimento continuam lá.
Escrevo este texto, porque ontem estavam a falar sobre o cancro num qualquer telejornal e os números, que apesar de serem bastante mais animadores do que há cinco ou 10 anos, continuam a preocupar e o meu pai, talvez acompanhado do álcool revoltou-se com aquela notícia, uma vez que, quando temos alguém com esta doença, custa pensar que ainda há gente que morre de cancro. Custa, mas temos de enfrentá-lo. E se o queremos enfrentar, temos que tratar os bois pelos nomes. Uma forma de ajudar a vencer o adversário é conhece-lo bem. E não podemos continuar a pensar que o cancro não existe, que é algo dos outros. Não é assim, e a Comunicação Social começa a dar os primeiros passos nesse sentido e deixa de dizer que X ou Y morreram devido a doença prolongada. a realidade é dura e pesada, mas não a podemos esconder.
Peço desculpa a quem este texto possa magoar!
è verdade que se calhar a palavra cancro é bastante pesada, não vou dizer que não , mas também penso que a melhor forma de dar a volta a situação é encarar e chamar as coisas plos nomes, afinal não é camuflando o verdadeiro nome das coisas que se torna mais fáçil!
ResponderEliminarQuando nos deparamos com uma situação dessas ou plo mns acompanhamos alguem nessa situação, parece que as palavras que eventualmente possamos dizer, possam magoar essa pessoa, pois lidar com a doença é tudo menos fáçil, contudo nao nos podemos esqueçer que qem esta a passar por tal situação busca força e coragem perante aqueles q o/a rodeiam , e por isso mesmo, temos de ser fortes a dobrar e mostrar que estamos para o que der e vier, e que acima de tudo vamos encorajar qem mais precisa para dar a volta por cima, e jamais podemos permitir que se entreguem a doença, afinal fugir dos problemas é fáçil demais...
é de todo mais que sabido que quando se houve falar em cancro se pensa logo " coitada/o" , mas não é assim que deve de ser, deve orlhar-se para a pessoa e transmitir força e acima de tudo muita esperança, pois é uma batalha dura, mas nao é uma batalha impossivel!
Efectivamente, quando ha situações proximas de nós certas noticias deixam qualquer um fora de si, afinal estão a ir contra td a luta q estamos a travar, mas cabe-nos a nós contrariar as estatisticas e reduzir cada vez mais esse numero ( referindo-me claro esta a essa noticia q mencionas-te..)
Axo que o teu ultimo pedido de desculpa faz e nao faz sentido , afinal td a gente tem de enfrentar a realidade, contudo há certos estados de fragilidade que por vezes sao afectados com a realidade..
Estou a torçer para que corra td plo melhor e que daqui por uns meses olhes para trás e vejas todo o empenho dedicação e esforço num mega sorriso que significará recuperação!!! eu vou estar na fila da frente a torçer para que td corra bem :D
Coragem e muitaaa força =)
Beijinhosssss Vanessa Brás *