segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pela igreja iremos todos votar em branco!

A Conferência Episcopal Portuguesa lançou uma nota Pastoral sobre as eleições e exorta todos os Portugueses "a conhecer os valores e os programas dos partidos". Basicamente o que a Igreja chamou a atenção foi para não se votar nos partidos que defendem o aborto, a homossexualidade, a eutanásia.
Eu não sei é se os Bispos querem que votemos nos partidos que apoiem a guerra!
Vamos por partes, os Católicos, como eu, não devem votar no Bloco de Esquerda, no PCP nem no PS porque apoiam os casamentos entre homossexuais ou a interrupção voluntária d gravidez, só lhes resta votar no PSD e no CDS/PP. Então vamos votar nos partidos que receberam na base das lages o líderes dos E.U.A, do Reino Unido e da Espanha e ali decidiram que se ia invadir o Iraque. Apoiar o amor entre duas pessoas, mesmo que sejam do mesmo sexo está fora de questão, mas apoiar aqueles que decidiram invadir um país e fazer guerra onde morreram montes de pessoas, parece que já não há problema. São estas coisas que me põe a pensar nos verdadeiros valores e naquilo que mais importa, se o amor ou o resto...

6 comentários:

  1. Irrita-me profundamento quando a Igreja se mete na política partidária... Ainda não percebeu que quanto mais opina sobre questões da sociedade, mais se afunda de tão retrógada que é...Quem faz a actual Igreja são os padres, são eles que estão errados e que não avançam no tempo...Felizmente que nem todos os padres são assim...

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos. Paece-me que precisamos de esperança. O derrotismo e as visões destorcidas são o que quem crê, deve evitar a todo o custo. Talvez os bispos queiram dizer que à luzes no meio das sombras que hoje não nos deixam ver claro e muito menos viver na clareza. Eu próprio estava decidido a ignorar estes acto eleitorais que se aproximam, mas reparei que se acndem luzes de brilho novo, e acredito, não são politicas do mais do mesmo... mas projectos jovens de quem já deu provas de sentido e compromisso social sério e honesto. Que tal olhar para este novo movimento cívico que tem propostas de politica séria sem instalados a viver como sanguessugas como estamos tão habituados; têm um nome fantástico MOVIMENTO ESPERANÇA PORTUGAL. Desafio todos a conhecer as suas propostas, e excluem o maldizer... Que tal unir esforços para colocar no Parlamento Europeu tão só uma cidadã de nome LAURINDA ALVES, pofissão JORNALISTA. Que tal unir esforço para que estejam no parlamento meia-dúzia de deputados sem serem marionetas de partidos ou em busca de qualquer «job». talvez valha a pena pensar nisto... Abraço Valter, mas inquieta-te mais com a ESPERANÇA do que com a indignação!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de desconfiar quem é o anónimo que comentou este post, não tenho a certeza, logo terei uma resposta para o Mundo em Geral..
    Concordo totalmente consigo, quando refere que devemos ter em atenção os novos movimentos que estão a emergir na esfera política portuguesa, como é o caso do MEP ou mesmo do MMS. Penso que poderão trazer uma frescura e novas formas de fazer política e é óbvio que não poderei estar mais de acordo com o "anónimo" quando refere Laurinda Alves, uma senhora com provas dadas em várias áreas da sociedade portuguesa e que luta por aquilo em que acredita, como o fez no caso do referendo à interrupção voluntária da gravidez.
    Fugir ao espectro partidário é importante, não ser marioneta de nenhum líder partidário, mas aí podemos ter em atenção Vital Moreira, um observador político que não pertencia ao PS e que deu a cara por aquilo em que acreditava e pelo dinheiro, claro.. Mas que me tem surpreendido porque em várias matérias tem estado em desacordo com o líder do PS e tem demonstrado essas diferenças sem qualquer preocupação. E é isto que se precisa, de pessoas que lutam por aquilo em que acreditam e que não têm medo de ir à luta!! Parabéns Laurinda Alves e parabéns Vital Moreira por irem à luta e por fugirem às lógicas partidárias ditas normais.
    Mas senhor "anónimo" concorda que não se deva votar nos partidos de esquerda porque apoiam certas causas?? Acha que o melhor é votar nos partidos da Direita?? Acha bem a Nota Pastoral lançada pela Conferência Episcopal Portuguesa??
    Ficam algumas questões...

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  4. Ó Valter, vistes a entrevista do sr Rangel? Não é ele da Direita? Direita ou Esquerda foram bandeiras que as empunhou quem não luta por verdadeiras causas. Penso que a sociedade (e a Igreja) precisam de uma juventude nova que lute po valores, pela Verdade do Homem (e de Deus) e não por bandeiras.Vamos a isso! Gostava de estar do teu lado. Pastor de Hermas

    ResponderEliminar
  5. Pastor de Hermas concordo inteiramente consigo.. Esta sociedade é uma balbúrdia, sem valores.. E os valores que mais faltam nessa sociedade é o respeito pela liberdade individual de cada um e pela sua felicidade!!
    Não me apetece desistir de uma sociedade melhor, nada disso.. Vou lutar por ela, mas uma sociedade discriminatória não é a sociedade que eu ambiciono!!

    Cumprimentos,

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  6. Tu é que precisas de ir para a tropa para te fazeres homenzinho!!!

    É por causa de panilas liberais como tu que continuamos a ter imigração. Vêm para cá os monhés e os nharros estragar este belo país!

    Aposto que o teu pai é monhé, seu monhé panilas!

    Devias voltar para a Guatemala, ou um desses países africanos!

    A bem da nação,

    Marco Bettencourt

    ResponderEliminar