terça-feira, 20 de outubro de 2009

Religiosidades!

"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana", afirmou José Saramago na apresentação de Caim, o seu mais recente livro.
O Nobel é um repetente nestes temas, o mesmo aconteceu com a publicação do seu livro o Evangelho Segundo Jesus Cristo, servindo para escandalizar e provocar as religiões. Todos nós conhecemos o ateísmo de Saramago e posso até admirar a sua força em lutar por aquilo em que acredita. Mas afirmar o que afirmou e dizer que os ensinamentos da Bíblia são "absurdos" revela uma total falta de respeito por uma cultura. Não peço tolerância nas palavras, uma vez que, cada um é livre de dizer o que bem entender, mas peço a um Nobel algum respeito. Sei que Saramago tem um certo respeito pela diferença mas sei que as polémicas vendem muito e o objectivo de Saramago é publicitar o seu novo livro.
E a nossa honestidade, José?

1 comentário:

  1. É verdade Valter vivemos numa democracia e cada um diz o que quer, mas é muito triste ver uma pessoa com o prestigio do Saramago referir-se à igreja nos termos em que falou.

    Mas concordo contigo plenamente, isto não passa de uma forma de publicitar o próprio livro. Ao ponto que chegámos um nobel para vender um livro alimenta polémicas e está assim a denegrir a imagem de uma instituição como a igreja é vergonhoso!

    ResponderEliminar