segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

OS amigos (com a ajuda da câncio)

as razões porque escolhemos os amigos são várias. pode ser por termos crescido juntos, gostarmos do mesmo clube, do mesmo cantor, dos mesmos livros e filmes, termos uma ideia sobre o mundo e as pessoas e as pessoas no mundo. por mais importante que tudo isto seja, nada chega para fundamentar isso de ter alguém em quem confiar e que confia em nós, alguém a quem sabemos que sempre poderemos recorrer e que, esperamos, nunca nos abandone.
não vejo grandes diferenças entre a amizade e o amor, amor de namorados. gostamos de estar com os amigos, temos necessidade de tar com eles, partilhar algrias, tristezas, angústias, fazer festas, ir de férias. há um momento no amor em que percebemos que amamos e o mesmo sucede na amizade. como no amor, há na amizade traições, altos e baixos, fins e recomeços, há desilusões e ilusões, despontamentos, quedas e deslumbramentos. mas estamos sempre a procurar motivos para a amizade, a redescobri-la, a valorizá-la.
com o tempo, há tendência de os amigos começarem a acertar sentimentos e escolhas, a moldarmo-nos reciprocamente. mas é nas características peculiares de cada um que mais nos sentimos fascinados.
existimos uns para os outros, e de outra maneira dificilmente faríamos sentido. é isso mesmo que fazemos com os que escolhemos e nos escolheram: um sentido. uma aventura.
Para todos vocês!

1 comentário: