segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

o estatuto da gorjeta..

quando passava os olhos por um artigo jornalístico, descobri que nos E.U.A., quando se vai a um restaurante, na conta já vem contabilizado um valor para as gorjetas. ou seja, aquilo que se costuma dar arbitrariamente, mediante a qualidade do serviço, é-nos impingido. falaram em liberalismo?
eu, que já passei muitas horas e dias da minha vida a vender pão, muito raramente me deram gorjeta. confesso, também nao as queria, mas isto para explicar uma coisa, qual a razão porque é bastante comum dar gorjeta a um empregado de restaurante, a um empregado de hotel, a um táxista e nao se dá gorjetas a um vendedor de pão, a um empregado de uma dependência das finanças? não faz o serviço com a mesma competência, os que nos levam a comida à mesa, como quem nos diz o valor que temos a pagar às finanças? porque carga de água é bastante comum dar gorjeta a um taxista e nunca vi ninguém dirigir-se a um motorista da carris para lhe dar uma moeda para um café. e ele não faz o mesmo percurso com a mesma segurança?
estas são questões que me inquietam, agradecia que me ajudassem a perceber, porque se decidiu começar a dar gorjetas a uns e não a todos..

3 comentários:

  1. Nos EUA julgo que a gorjeta é a única forma de remuneração dos funcionários, daí aparecer nas facturas. Por cá é uma instituição estranha. Eu normalmnte dou porque sei que a remuneração dos empregados dos restaurantes é fixada tendo por base a expectativa de virem a receber determinado valor em gorjetas. Na cabeleireira a mesma coisa. Noss taxi só dou para arredondar contas. Na verdade deviamos acabar com ela e obrigar os salários a ajustarem-se mas acho que é um combate inglório porque a instituição é demasiado antiga e está muito ntranhada nos nossos costumes. É um bom tema para reflecção.

    ResponderEliminar
  2. Quando disse que a gorjeta é a única forma de remuneração dos funcionários, referia-ma aos empregados nos restaurantes.

    ResponderEliminar
  3. isso é extremamente curioso. juro que não sabia disso. penso que isso pode contribuir para a melhoria do serviço, uma vez que, aqueles empregados precisam daqueles clientes para ganhar os seus ordenados, logo vai tratar da melhor forma os clientes.
    mas acho este tema das gorjetas bastante curioso.o porquê de dar a uns e não a todos. vou tentar perceber. obrigado por participares frequentemnte. beijinho!

    ResponderEliminar