sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

muitas vidas numa só

embora seja uma "canseira" tremenda, gosto da vida que levo. desta vida de "autarca" e de estudante. gosto por várias razões. gosto do voluntariado, de ajudar a resolver alguns problemas, desde que me sejam possíveis de resolver, de tornar a vida de alguém um pouco melhor, com um pequeno nada, que é tanto. poderia ser melhor? podia. gosto também muito desta vida de estudante. não das festas e das bebedeiras, porque neste nível não são coisas que aconteçam, uma vez que os horários das aulas são concentrados e não permitem que nos metemos em aventuras (a idade é outra), mas gosto do aprender, do estar nas aulas a ouvir quem muito sabe, pessoas com grande saber, que nos dão lições a cada passo.
mas gosto sobretudo desta vida por outra razão. a divisão. os dois mundos. a vida que tenho no interior do país, sempre agitada, mas num meio bem mais calmo e a vida mais cosmopolita de lisboa. dão-me duas visões diferentes. dão-me realidades diferentes. isso é bom. é bom perceber que o mundo não é só aquilo que está à frente dos nossos olhos, que há mais, muito mais desconhecido por trás de cada esquina, de cada prédio, há muito mais desconhecido oculto em cada rosto. gosto deste "way of life". gosto da tranquilidade de um sítio e da agitação do outro. gosto do afecto da aldeia e da liberdade da cidade. gosto das pessoas de penhascoso e das ofertas culturais que lisboa me permite. sim, preciso muito dos dois. preciso de acordar e ir à varanda da minha casa contemplar uma excelente manhã de sol, a tranquilidade dos dias, o ruralismo no seu sentido mais profundo, mas também preciso de acordar e poder passear na gulbenkian, almoçar numa esplanada e ir ao starbucks quando me apetece. manias.

3 comentários:

  1. Ai Valter como te compreendo...!!! As saudades que tenho do meu Penhascoso e da minha Lisboa.
    Beijinhos aqui de Edmonton

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Também preciso dessas duas vidas. Também preciso de ter tudo à porta e de abrir a porta e ver apenas o melhor que a natureza tem para nos oferecer. Por mais anos que passem a acordar diariamente em Lisboa, é nos fins-de-semana que acordo no interior do país que está a magia que nos faz andar bem com a vida, alegres e com vontade de um dia aproveitar uma oportunidade e voltar de vez para a terra que nos viu nascer.

    ResponderEliminar
  3. O melhor dos 2 mundos... Sortudo! Bom que sabes isso. Eu gosto disso e gosto de ti. Bjs

    ResponderEliminar