quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O FIM DO MUNDO NUM GEMIDO!

JÁ O REFERI ANTES. CLARA FERREIRA ALVES É, NO MEU ENTENDER, UMA DAS PESSOAS MAIS LÚCIDAS DESTE PAÍS. ESTE TEXTO, PUBLICADO NA ÚLTIMA "REVISTA" QUE ACOMPANHA O JORNAL EXPRESSO, DEMONSTRA CLARAMENTE TODA ESSA LUCIDEZ. BRILHANTE. APENAS ISSO. BRILHANTE!


Quase todos os dias podemos ver a procissão de homens ocos. A sair dos carros blindados com vidros escuros, caminhando apressados no centro de um grupo de assistentes que carregam as pastas e caminham um passoa trás, como os súbditos, sorrindo ou franzindo os olhos para as câmaras, conforme a gravidade da situação. Apertam muito as mãos uns dos outros E às vezes fazem pose para a fotografia de grupo, com os olhos espantados e a imobilidade de espantalhos.

"The hollow men", um dos grandes poemas de T.S. Eliot, e um dos que mais influenciaram a literatura posterior, não poderia ter melhores representantes do que esse conjunto de fraquezas e conveniências a que chamamos "líderes europeus".

O que fazem os líderes europeus? Cimeiras. Fazem cimeiras. E antes das cimeiras dizem que vão resolver os problemas da europa e da zona euro e depois das cimeiras dizem que novos passos e definitivos passos foram dados para resolver os problemas da Europa e da zona euro e uma semana depois, esgotado o primeiro impulso optimista dos mercados, volta tudo ao mesmo. Os juros sobem, os ratings descem, os bancos descapitalizam, o desemprego aumenta. E a Grécia continua a descida ao fundo do poço. Em cada cimeira aparece um pacote de medidas que serão "implementadas" no futuro, sabendo todos que o futuro é para a semana que vem.

Antes das cimeiras os líderes europeus dizem que não pode ser a Alemanha a decidir o futuro do euro, depois das cimeiras os líderes europeus concordam com as decisões alemãs sobre o euro. Antes das cimeiras os líderes europeus juram que já perceberam que a austeridade é perigosa para as economias, depois das cimeiras os líderes europeus afirmam que mais austeridade é o único caminho. Estamos nisto há uma eternidade.

Custa a crer como é que um conjunto de gente supostamente eleita por ser inteligente consegue ser tão vilmente estúpida. Custa a crer como é que o Governo alemão resolve impor unilateralmente aos gregos um "comissário" financeiro, destituindo-os da última parcela de soberania, como se a Grécia fosse um protectorado, sem que o resto da Europa se levante num clamor.

T.S. Eliot escreveu "The Hollow Men" em 1925, no rescaldo da I Guerra Mundial e do Tratado de Versalhes, The hollow men, the stuffed men. Os homens ocos, os homens de palha. As nossas vozes secas/ Quando sussurramos juntos/ São silenciosas e sem sentido. O poema acaba com a estrofe catastrófica: This is the way word ends/ This is the way the world ends/ No with a bang, but a whimper. E assim acaba o mundo, não com um estrondo mas com um gemido. O poema entro no vocabulário anglo-americano e foi citado milhares de vezes em escritos posteriores, em livros, filmes, séries de televisão. Coo uma profecia, a leitura actual do poema devolve-nos este tempo histórico comandado por homens ocos.

O verdadeiro défice europeu não é financeiro. É humano. Na história da Europa dos últimos séculos nunca houve um conjunto de burocratas e de chefes tão afastados da grandeza europeia como esta gente que se junta em Bruxelas para decidir sobre gente que não conhece. O provincianismo de Merkel, uma engenheira química que cresceu no outro lado do Muro, mostra-se nos discursos. A senhora Merkel tem a eloquência prudente e limitada de um alemão da Alemanha interior, um território mental sem pingo de cosmopolitismo, conservador nos costumes e nos hábitos, inspirado pela frugalidade luterana ou a centrifugação ideológica do marxismo-leninismo soviético. Esta Alemanha desdenha o desconhecido território do hedonismo e do esbanjamento, desdenha os povos de "índole voluptuária" (citando Latino Coelho) que agora estendem a mão.

O falhanço de Merkel foi o de não ter explicado as razões pelas quais os hedonistas ameaçam o sistema capitalista mundial. E ameaçam a economia, o bem-estar e a estabilidade da Alemanha. Uma Alemanha que ainda não perdeu a mania do lebensraum le quer estender uma hegemonia às soberanias nacionais que não conseguiu controlar ou vigiar antes do desastre. Nem a Alemanha nem a Europa. A Grécia dava sinais inequívocos de descontrolo financeiro e fiscal e nem um único chefe europeu ou alemão entendeu colocar a burocracia europeia não ao serviço de si mas da fiscalização. A punição pela punição não produz efeitos e só serve para afastar a Grécia (e Portugal) da Europa do centro e sentenciá-los à morte. Sem investimento nem estímulo, a economia não cresce e fica nas mãos de meia dúzia de agentes e intermediários, o que está a acontecer. Portugal torna-se um entreposto. A austeridade tem um preço alto. Aniquilação da soberania política e económica. Destruição do Estado. Miséria social. Desemprego. Desigualdade. Emigração. Dependência. A quantas cimeiras de homens ocos teremos de assistir antes de o nosso mundo acabar com um gemido?

37 comentários:

  1. Valter!o PS Mação precisa de ti! és inteligente corajoso e democrata, tudo o que faltou e continua a faltar à atual direção. muito em breve vai acontecer a sucessão de Saldanha Rocha, informação de fonte segura.Há momentos na vida que temos que tomar decisões difíceis, por vezes com sacrifício da nossa vida particular que só quem é corajoso consegue tomar.O PS Mação está á tua espera.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que poderia perfeitamente ter sido escrito por si. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá para mim o Valter é um bom candidato, tem é que meter na ordem os totó diosgues e outros que tais, porque se não conseguir vai continuar a barafunda no ps Mação.

      Eliminar
  3. Valter vamos a isto! não te deixes enredar,ganha coragem que apoio não te vai faltar,não deites fora, mas põe de lado os incompetentes! assume o comando e vai em frente!
    o que se tem passado no PS Mação é para passar à história, para recocordarmos mais tarde com tristeza.
    Artur.

    ResponderEliminar
  4. O problema do PS Mação é sempre o mesmo,ve lá Valter se consegues fazer alguma coisa!
    santos

    ResponderEliminar
  5. Vasco, não o Estrela!23 de fevereiro de 2012 às 13:46

    Muito em breve Vasco Estrela vai assumir a presidência da câmara, será que a direção do ps ainda está a pensar convencer o Louro para vir para o ps?!!

    ResponderEliminar
  6. Não! não não e não! o Eng Louro não deixava o seu PSD para se juntar à escumalha. Eles bem o têm tentado mas não é possivel porque o En Louro não perdeu o juízo.
    Ele sabe muito bem distinguir os amigos dos falsos amigos.

    ResponderEliminar
  7. Afinal o ps só está de acordo com o executivo camarário no que diz respeito às verbas atribuídas ás associações, como eles são todos festeiros, o presidente não tem nada que se preocupar, mais uns trocos e eles ficam de acordo. Não passam de uns vendidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim se tiverem dinheiro para o foguetório já ficam satisfeitos.

      Eliminar
  8. Agora que se apróxima o verão, o lider da oposição deve fechar a Cãmara e dedicar-se às festas.

    ResponderEliminar
  9. Os festeiros vão ter a vida muito complicada.

    ResponderEliminar
  10. ninguem acredita neles,não passam de oportunistas,vejam como eles se tratam uns aos outros.

    ResponderEliminar
  11. Eu que não sou político posso dar aminha opinião, o ps só lá vai se arranjar um candidato que consiga varrer aquela porcaria toda.

    ResponderEliminar
  12. temos aqui bem ilustrado o que é a boa e má moeda,no ps mação pouco mais circula que a má moeda.

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que devim pensar numa alernativa, lemos e ouvimos ideias de muitas pessoas, algumas bem intersantes, pesssoas que revelam interesse pela terra e que se encontram à margem dos partidos. Com o ps não vale pena,já provaram não são partido de poder em Mação, nem se ve qualquer sinal. Com o PSD já sabemos que não se sai da "sepa torta", porque não criar no concelho um movimento de cidadãos dispostos a assumir a mmudança que o Concelho tanto necessita?....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma excelente idea, haja quem tome a iniciativa,a criação de um movimento de cidadãos pelo Concelho, é preciso começar já,a criação de nucleos em todas as freguesias, não me parece difícil, é preciso começar atrabalhar nesse sentido. voltarei aquí com sugestões para acriação do movimento.

      Eliminar
  14. Boa hora, óptima idea, o movimento vai ser uma realidade!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Eu tambem acho, com o ps não se vai a lado nenhum, quem está de fora até dá a ideia eles estão todos feitos uns com os outros, a forma de saír disto e fazer alguma coisa pelo concelho é romper com este estado de coisas. É preciso assumir este assunto muito á sério, e começar desde já a trabalhar,é preciso que as pessoas interessadas se manifestem, reunam e sejam criadas condições para se inscreverem e disponibilizarem para que o movimento arranque.

    ResponderEliminar
  16. O homem pensa, Deus quere e a obra nasce.
    força com o movimento!!!

    ResponderEliminar
  17. Era interessante que a oposição falasse sobre reforma autárquica, não sabemos qual a sua opinião sobre um assunto que é muito importante.

    ResponderEliminar
  18. Quando é que o lider da oposição deixa a "camara aberta" e se dispõe a fazer uma oposição séria e credivel.

    ResponderEliminar
  19. VAMOS PELA ESQUERDA, NA CAMARA TEMOS A DIREITA PSD,HA MAIS DE TRINTA ANOS. CONHECEMOS BEM AS SUAS INCOMPETENCIAS O ESTADO A QUE LEVOU O CONCCELHO, O PARTIDO DA OPOSI`AO FOI TOMADO PELA DIREITA ENVERGONHADA, SAO UNS VENDIDOS, VAMOS TER QUE SAIR DISTO, O CONCELHO MERECE E RECLAMA.

    ResponderEliminar
  20. Que pena é! os festeiros estão em pé de guerra com o executivo, a única coisa que os preocupa é o dinheiro para os foguetes.

    ResponderEliminar
  21. Dentro de muito pouco tempo falaremos aqui do movimento de cidadãos por Mação,será comunicado como podem as pessoas contribuir com a sua assinatura para criação do movimento. e posteriormente como vai ser criada a comissão instaladora.

    ResponderEliminar
  22. O movimento de cidadãos por Mação vai ser uma realidade, o estudo está feito, o objetivo é governar mação a partir de 2013,constituiremos listas em todas as freguesias,e segundo o estudo efectuado temos 88% de possibilidades de êxito, com esta é que dr Vasco não contava!

    ResponderEliminar
  23. É verdade dr Vasco, prepare-se para ser oposição, não vale pena estar a suceder, depois custa-lhe mais a derrota! o movimento de cidadãos por mação vai avançar! cuide-se.

    ResponderEliminar
  24. muito em breve vai surgir o movimento de cidadãos por Mação,sugirá em to das as freguesias simultanemente, apelamos a todos e todas que queiram participar seriamente construção e reconstrução de um novo Concelho
    juntem-se a nós, aguardem instruções.

    ResponderEliminar
  25. os festeiros sempre que se trate de dinheiro para os foguetes aprovam tudo!!!! é uma alegria.

    ResponderEliminar
  26. O que eu acho é que a oposição e executivo dem ter firmado um contrato, só não sabemos quais são os termos desse contrato, o que é certo é que a oposição virou a redator da câmara.

    ResponderEliminar
  27. Espero dentro de poucos dias informar a data em que se vai dar a sucessão na CMM,está para breve, quanto à oposição parece não haver qualquer problema, uma coisa está garantida, dinheiro para o foguetório vai continuar a haver,dr Vasco já disse, que vai aumentar as verbas para os foguetes, daí que a oposição esteja muito satisfeita.

    ResponderEliminar
  28. É mesmo isso, altura ideal para se dar a sucessão na C M,
    vamos entrar em epoca de romarias, os festeiros da oposião vão estar entretidos até lá ao fim do Verão, não hà duvida, Saldanha Rocha e seus pares são os maiores.

    ResponderEliminar
  29. não deixa de ser preocupante a forma como eles dominam a oposição!

    ResponderEliminar
  30. Qual oposição???!!! não de um bando.

    ResponderEliminar
  31. Muito em breve vão surgir notícias importantes, dentro do PSD Mação a preocupação é notório, o movimento de cidadãos está quase aí,será que a sucessão vale a pena?...

    ResponderEliminar
  32. Aí está o resultado de 30 anos de politica PSD na CM Mação, para já desaparecem duas freguesias,mas hà mais, é uma questão de tempo para que as pessoas fiquem a saber o que tem sido o desgoverno da CMMação.

    ResponderEliminar
  33. Esta ausencia não significa abandono, estamos a tratar do movimento de cidadãos,já autorizado pelo trbunal, voltaaremos em breve. Valter contamos contigo!.

    ResponderEliminar