sábado, 20 de fevereiro de 2010

Texto que gostaria de ter escrito (4)

José António Saraiva, director do jornal Sol, tem desencadeado uma guerra contra Sócrates, imitando aquilo que Portas fez a Cavaco, quando liderava O Independente. José antónio Saraiva não tem alguma formação em jornalismo - o que não impede de ser um bom jornalista - é arquitecto, mas liderou durante cerca de 20 anos o maior jornal português, o Expresso. Não se percebe muito bem de onde vem esta guerra contra Sócrates, mas não há dúvida de que tem atingido os limites da decência.

No seu artigo de opinião, Emídio Rangel escreve sobre o arquitecto. deixo aqui alguns excertos.

" ele escreve com um despudor próprio dos irresponsáveis, que há ou houve um "polvo" que esteve ou está a ser montado para controlar os meios de comunicação social. José António Saraiva faz jornalismo como fez arquitectura, mal..."

"Com a tranquilidade própria de quem está de consciência tranquila, posso afirmar que José António Saraiva é um mentiroso sem vergonha, acusa sem nenhum fundamento, manipula a informação ao sabor dos seus devaneios"

"Acredito em Sócrates e entendo que foi um dos melhores governantes do Portugal Democrático. A verdade é que, desde a tomada de posse de Sócrates, falei com ele duas ou três vezes, em eventos sociais. Nunca estive em São Bento, nunca lhe telefonei, nem ele a mim, nunca lhe pedi nada, e vice-versa. Escrevo o que penso, exprimo as minhas convicções, exponho as minhas ideias, sem tutela alguma ou intervenção de alguém. Não sou militante do PS nem de nenhum outro partido.

Sou independente, penso por mim, o meu passado à frente da TSF e da SIC mostram à sociedade como sempre prezei os valores do bom jornalismo. Estou de mãos limpas e não tenho telhados de vidro. Posso por isso repetir que José António Saraiva é um caluniador que escreve a verdade ou a mentira com a mesma displicência, um militante da insídia sem nenhum respeito pela honra e dignidade das pessoas. Não está, de certeza, ao serviço das boas causas do jornalismo."

4 comentários:

  1. O ditador nuno neto agora deu-hle parta falar mal do presidente, afinal ele correu com metade do partido dele, pelo menos os seus camaradas assim o dizem, que autoridade moral tem para chamr ditadores aos outros?

    ResponderEliminar
  2. Não percebi este comentário. importa-se de ser mais explícito/a?
    Cumprimentos,
    Valter Marques

    ResponderEliminar
  3. Pois é Valter permite-me que discorde de ti estes excertos do Emídio Rangel não são um bom exemplo para apontar as atitudes menos próprias de José António Saraiva.

    Aliás deixo-te um link onde está bem explicita a ideologia partidária do Sr. Rangel: http://paulocarvalhoeducacao.wordpress.com/2008/03/09/carta-aberta-ao-sr-emidio-rangel/.

    Para quem acusa o director do Sol de mentiroso olhe primeiro para ele, intitula-se de independente e depois escreve um artigo destes onde está bem clara a sua ideologia partidária, é certo que já foi em 2008 talvez necessite que lhe avivem a memória...

    É triste intitular-se de isento e chamar calunioso a alguém depois de ter redigido um texto desta natureza, gostaria então de saber se ele se considera ao serviço das boas causas do jornalismo. Para quem afirma não ter telhados de vidro a isenção jornalística dele deixa um pouco a desejar... basta recuar dois anos!!!

    P.S- Não é nada contra ti Valter, mas acho que o Emídio Rangel não tem dignidade para falar de quem quer que seja muito menos de uma situação destas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena que realmente esse texto não tenha sido escrito por ti, aí faria sentido. Decerto era um texto que gostaria de ver escrito por ti, nunca por uma pessoa como o Sr. Rangel que não tem credibilidade para apontar o dedo a quem quer que seja.

    ResponderEliminar