quinta-feira, 1 de abril de 2010

Esquerda Vs Direita

Gostava muito do falecido professor Jorge Ferreira, sobretudo das discussões ideológicas que tinha com ele. Lembro-me da mais agressiva. O Sol ou o Expresso, não me recordo bem, tinha publicado que o Governo português ia dar casas a ex - reclusos com o objectivo de facilitar a reintegração na sociedade. Ambos radicalizámos as nossas posições e até me senti um membro do Bloco de Esquerda naquela discussão. Mas neste exemplo podemos perceber facilmente as diferenças entre ser de Esquerda ou de Direita.
Não é um tema fácil e não se pode ter uma visão maniqueísta da questão, nós, os de Esquerda, os bons e os de Direita, os maus. Depende muito da nossa educação e da nossa forma de estar na vida . há os que defendem a Segurança acima de tudo, os de Direita, e há os que põe a liberdade no topo dos seus valores, os de Esquerda. logo é fácil perceber que é o CDS a defender mais polícias para as ruas e que é a extrema Esquerda a querer abolir as câmaras de vigilâncias nas ruas das cidades. Mas é mais que isto. Politicamente a questão Esquerda/Direita centra-se muito no papel que o estado deve ter na sociedade, um Estado providência, um Estado social ou um Estado liberal.
Eu considero que se queremos uma sociedade mais justa temos que ter um Estado Social forte. Temos que dar as mesmas oportunidades a uma criança que seja filha de um casal com poucos rendimentos, para que esta possa competir no futuro com uma criança que tenha nascido no seio de uma família abastada. Temos que lhes garantir educação, saúde, apoiar a sua educação no ensino superior através de bolsas, apoiar as famílias que fazem esforços enormes para poderem poderem dar a melhor educação possível aos seus filhos. porque os ricos podem andar em escolas particulares e ter os melhores explicadores, mas os pobres não e uma sociedade justa é aquela que permite o mesmo futuro a quem vem da Brandoa ou a quem vem da Lapa.
Os temas fracturantes. quem os apoia? A Esquerda, claro. A esquerda apoia a IVG, o casamento gay, a eutanásia, porque defende sobretudo a felicidade individual de cada um e que cada um é responsável pela sua vida, desde que não coloque em causa os outros. E eu sou de esquerda por isto tudo. Muito mais poderia escrever, mas gostava de abrir um debate sobre isto e que vocês pudessem trazer os vossos pontos de vista. Gostava muito. Hoje começou Abril, o mês da Liberdade!

1 comentário:

  1. Como jovem só me podia rever numa esquerda democrática.

    ResponderEliminar