terça-feira, 11 de maio de 2010

Sua Santidade!

Chegou hoje a Portugal o Papa Bento XVI, para uma visita de quatro dias (julgo) ao nosso país. Bento XVI é líder da Igreja Católica e é o chefe de Estado do Vaticano, o mais pequeno Estado do Mundo.
As entidades oficiais portugueses têm o direito de receber Bento XVI com toda a pompa e circunstância, assim como faz, com os demais líderes de países. Sou Católico e fico grato pela sua vinda, mas parar um país, pela visita de um líder religioso, embora seja o líder da religião que mais se pratica em Portugal, não se justifica. Portugal tem uma Constituição, que define o nosso país como Laico, ou seja, não há uma religião oficial, ao contrário do que acontecia antes de 25 de abril de 1974. Dalai Lama, líder budista, esteve em Portugal e o país não parou, se viesse o líder Islâmico, duvido que o país também não parava e em Portugal também existe pessoas que praticam estas religiões. É uma questão de seriedade, de verdade e de respeito pela Constituição que nos rege. Pena ser os "grandes" que não a respeitam.

4 comentários:

  1. Nem uma vírgula acrescento ao teu comentário :D

    Concordo plenamente e acho uma parvoíce que se gastem milhões de euros com um senhor (para mim nada mais que isso) que não admite que o seu governo (ao qual prefere chamar religião) seja mais pobre que um caixote do lixo de um restaurante em fim de noite.

    Numa altura em que se prevê o aumento do IVA e um imposto sobre o 13 mês acho brilhante gozarem de um dia de trabalho só porque sua santidade decidiu fazer-nos uma visita.

    Assim é que o país de mora a ir para a frente... o governo não tem juízo, o seleccionador bateu com a cabeça quando fez a convocatória para o mundial... cada vez mais gosto de Espanha :D

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Discordo. aabento XVI não quereia este espavento, foos nós que lho oferecemo e lhe quizemos dar essa distinção pela consideração que lhe temos. Só exaltamos quem estimamos e o mundo estima os "homens" sábios e santos!Se ele se quizesse impor, nós não lhe abriríamos a porta! Se a abrimos é porque temos gosto em que entre. Se Vibramos é porque lhe damos crédito! Para mim foi uma agradável surpresa!
    Pastro de Hermas

    ResponderEliminar
  3. Caro Pastro de Hermas,
    eu fiquei contente pela visita de Sua Santidade, penso que refiro isso no texto, e concordo quando refere que foi uma agradável surpresa, o que eu não percebo é como é que se pode dar tolerância de ponto só porque está em Portugal o Papa. Vivemos num estado laico, há liberdade religiosa, quem quisesse estar presente nas cerimónias tinha direito a faze-lo, poderia sempre tirar um dia de férias. Agora vamos dar tolerância de ponto para a maior parte dos funcionários públicos ficar a dormir até mais tarde e passar o dia em cafés sem ligar a TV, sem se preocupar com a presença do Papa? Penso que não se justifica e não estamos em condições para isso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, Valter!
    Tenho exactamente a mesma opinião que tu. Eu vivo em Lisboa e só porque não trabalho para o estado, tive de ir trabalhar. Mesmo assim consegui assistir à missa (de casa) e contribuí com mais um dia de trabalho para o desenvolvimento do nosso país. Não percebo como é que se fecha uma zona de Lisboa impedindo mesmo algumas pessoas de se deslocarem para o seu local de trabalho. Sou católica praticante e gostei muito que Bento XVI tivesse vindo a Portugal. O que não consigo compreender é como é que se faz uma cerimónia como este numa zona onde diariamente dormem imensas pessoas sem recursos que a Igreja nos pede diariamente que ajudemos. Mas esta é simplesmente a minha opinião e cada um tem o direito de ter a sua.
    Teresa

    ResponderEliminar