sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A despedida!

gosto do destino. não daquele destino a que estamos habituados a falar, de que temos a vida programada desde o nascimento. não. eu gosto é do destino do dia-a-dia, da imprevisibilidade dos acontecimentos, dos encontros. com isso somos frequentemente surpreendidos.
ao contrário desse destino, nunca achei piada às despedidas. não gosto do sentimento de ausência, de vazio, de fuga, do será que no voltaremos a ver?
o destino colocou no meu caminho uma GRANDE pessoa. uma grande humildade, uma enorme coragem, um enorme coração. ao entrar no mestrado conheci o danilo, que é brasileiro. decidiu trocar o conforto do lar para arriscar a sua sorte em portugal. trabalhava num restaurante, onde esfregava o chão e lavava a louça. à sexta e sábado lá estava nas aulas. não sei porque razão todos gostávamos do danilo. não sei se era pelas suas expressões, pelas suas piadas, se era mesmo por pena, daquele que abandonou tudo em troca de um sonho. as coisas não correram bem e o danilo acabou por "trancar" a matrícula. desde então nunca mais o tinha visto, embora a troca de sms fosse regular. no início da semana o danilo disse-me que ia voltar para o brasil, uma vez que, tinha conseguido emprego na sua área de formação. Ontem, farto do estudo, lembrei-me de lhe perguntar se queria ir beber café. fomos. e foi a última vez que tive com ele. provavelmente nunca mais o verei, mas depois este sentimento passará. o tempo cura tudo. ele estava triste porque não podia voltar ao penhascoso (ele que tanto gostou), mas estava muito contente por voltar a casa, para junto da família. eu fiquei triste. nunca mais ouvirei a sua voz dizendo "e ae valter?", ou dizendo, "cuidado com o seu cadarço".
despedimo-nos na estação de metro da baixa-chiado. emocionado, disse: "cumprimentos para seus pais, irmão, pedro e meninos" e como brasileiro que é disse-me "fique com deus". eu saí do metro, esperei que os olhos secassem e a voz deixasse de ficar trémula. respirei fundo e segui.

2 comentários:

  1. Nem acredito no que estou a ler...só o vi uma vez, e logo reparei que era uma pessoa bastante Humilde, simpático e uma enorme fome de bola:)Esta ate a contar com ele agora para o torneio de mação, queria falar contigo para lhe dizeres e no entanto...fica para uma próxima essa "pelada"!
    Manda-lhe um abraço do ronaldinho gaucho! ahahah



    Fabrizio

    ResponderEliminar
  2. Podes sempre ir ao Brasil...

    ResponderEliminar