domingo, 26 de abril de 2009

Ainda lhe dão "cavaco"

Estamos a celebrar os 35 anos do 25 de Abril e o nosso chefe de estado ainda não percebeu que estamos num Estado laico. Decidiu colocar no site da Presidência da República uma mensagem de congratulação pela canonização de Nuno Álvares Pereira. É óbvio que o cidadão Aníbal Cavaco Silva tem todo o direito de se sentir feliz por decidirem tornar Santo o herói da batalha de Aljubarrota, agora utilizar o seu cargo de PResidente para deixar uma mensagem ao povo português demonstra que não consegue ser independente da liberdade religiosa e ele é também Presidente de pessoas que não acreditam em Santos.
Deveria ter mais cuidado!!

5 comentários:

  1. Estamos num estado laico é verdade... então porque é que todos vocês gozam os feriados e dias santos católicos?

    ResponderEliminar
  2. Simão,
    começo por agradecer a mensagem deixada. É importante saber que há alguém que lê os posts e se interessa por eles.
    Acho que devo começar por fazer uma declaração de interesses e afirmar que sou católico paticante, catequista responsável pela catequese na minha paróquia e participo e organizo "n" actividades.
    No meu ponto de vista penso que o que existe, e mal, é muita promiscuidade entre a política e a religião. Óbvio que a Igreja tem um poder muito forte na nossa sociedade, e como somos 90% de católicos, pode ter muita influência. Agora não acho correcto os políticos usarem a religião e a religião usar a política. Cada um no seu lado a cumprir o seu papel, respeitando a laicidade do Estado. Apenas isso!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais, se estamos num estado laico, o nosso Presidente da República deveria ter mais cuidado em relação a esse tipo de afirmações, concordo plenamente contigo.

    Servir-se do seu cargo para fazer tal congratulação não lhe fica nada bem, aliás em Portugal embora a maioria dos cidadãos seja da religião católica há que respeitar todas as outras religiões, ou então não viveríamos num estado laico...

    ResponderEliminar
  4. mas a questão é que se usamos os feriados e se ambos estão interligados acho que o devemos "assumir".
    Também sou catequista e pertenço ao grupo de jovens da minha paróquia!
    e sim é bastante interessante discutir estes assuntos!

    Um Abraço []

    ResponderEliminar
  5. eu percebo completamente o teu ponto de vista, quando referes que se estamos num Estado laico, não se deveriam celebrar os feriados religiosos. Agora tens que ver que assim como o Presidente da República não respeita a laicidade do Estado, também o comum português não liga a essas coisas, e se têm a oportuniodade de ter mais um feriado ainda melhor!
    É uma questão cultural..
    O meu barbeiro trabalha nos feriados religiosos, honra lhe seja feita!

    Valter Marques

    ResponderEliminar