domingo, 7 de junho de 2009

Europeias: o rescaldo!!

Quando escrevo este post, já se sabem os resultados das Europeias! À partida são todos os partidos vencedores, excepto o PS. De uma coisa não há dúvidas, o PS foi o grande derrotado nestas Europeias. Perdeu em toda a linha. Um cabeça de lista que não é conhecido das grandes massas, que não entusiasmou nos comícios, que na campanha tocou em assuntos que não devia, como o caso BPN, entre muitos erros, mas na minha opinião o problema principal foi outro. O grande problema é PS estar no Governo. As europeias servem normalmente para castigar o Governo. Lembram-se como foi em Portugal no ano 2004, quando o PSD e o CDS/PP formavam governo. O PS teve mais de 40% dos votos, tendo o PSD na altura. E em raros casos isto não sucede. É a forma de chamar a atenção ao GOverno.
Vamos passar aos outros partidos.
O CDS/PP apesar de ser ficado o partido menos votado, dos partidos representados no Parlamento, conseguiu aumentar a votação, em relação às últimas eleições em que participou e às sondagens que vinham a ser apresentadas. É uma prva de que Portugal ainda vai ouvir falar do CDS/PP, o cabeça de lista ajudou bastante. Nuno Melo brilhou na comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN e o povo retribuiu, claro que a demagogia do líder também ajudou.
A CDU consegue manter os seus níveis de votação. Tem os seus 300 mil eleitores fixos. É daqueles partidos a quem a abstenção até faz bem.
O BE continua a surpreender. Triplica o número de deputados no Parlamento Europeu, tem mais votos que o CDU e promete continuar a crescer!
Por fim o PSD. Aquele que é para muitos o grande vencedor. Mas é importante perceber que o PSD teve pouco mais que 30% o que equivale ao que o PSD teve com Santana Lopes nas últimas legislativas. E nas legislativas será a Ferreira Leite a fazer campanha. E isso todos nós sabemos que não é muito bom.
Não querendo desvalorizar o PSD na minha opinião foi o PS que perdeu estas eleições!

Sem comentários:

Enviar um comentário