domingo, 22 de novembro de 2009

Um grande homem!



Tive a sorte de conhecer o Professor Jorge Ferreira. Não foi mais um professor. Foi sem dúvida o professor com o qual me cruzei, que mais dominava a matéria que leccionava. Morreu cedo. Demasiado cedo para o comum dos mortais. Talvez na idade normal dos grandes homens. Das pessoas íntegras. Sérias. Justas. Por alguma razão se diz "só os bons morrem cedo".
Gostava de o picar. Gostava de debater com ele. Tínhamos ideias opostas, muito opostas. Em comum havia o amor ao Glorioso, embora o Jorge Ferreira fosse bem mais louco que eu. Recordo-me de Manuel Monteiro afirmar que só faltava "a campainha de casa do Jorge Ferreira tocar o hino do Benfica".
Aprendi muito com ele. Aprendemos todos muito com ele. Era duro. Não gostava de meias conversas e prezava o respeito e a boa educação.
Gostava de um dia lhe poder ter dito o quão importante foi conhece-lo. Desenvolveu-me o gosto pela blogosfera. Desenvolveu-me o espírito crítico. Tinha uma ironia genial. Um sentido de humor único. Uma capacidade argumentativa capaz de desarmar qualquer um. Não duvido que tenha sido um advogado brilhante.
Penso que depois da morte de Jorge Ferreira não irei mais perder a oportunidade de expressar às pessoas que respeito a minha admiração por elas.
Espero que para onde quer que fosse, que tenha levado um portátil para poder ler isto e para nos continuar a brindar com as suas brilhantes análises que foi fazendo na blogosfera.
Até sempre Professor. A vida sem si vai ser uma "maçada".

4 comentários:

  1. Muito bom o teu post Valter. Sem dúvida que o professor Jorge Ferreira nos marcou a todos enquanto alunos e decerto todos os que tiveram a sorte de privar com ele sentem o mesmo.

    Uma pessoa exemplar, como professor era muito rígido é certo, mas foi ele que nos fez crescer não só a título profissional mas também a nível pessoal. Com um sentido de humor inigualável, dava-nos grandes lições terminando com uma frase que sempre o caracterizou "É a vida".

    Desenvolveu-nos o espírito crítico como dizes e se há professor que eu respeitava e sempre admirei foi ele. Era aquele professor que antes de ir falar com ele pensava muito bem nas palavras que ia dizer, não que ele não fosse acessível, mas a sua inteligência e capacidade de argumentação eram tão notórias que me sentia "pequena" na presença de tão ilustre senhor.
    Foi para mim um orgulho poder dizer que fui sua aluna, neste momento além da enorme tristeza que me invade o coração, só temo que ele não saiba o quanto os alunos o admiravam :'(

    Termino em jeito de humor que tanto o caracterizava, professor onde quer que esteja e, como já alguém disse, recorro a si quando o nosso glorioso estiver menos inspirado.

    ResponderEliminar
  2. Para mim todos quanto se cruzaram com o Professor Jorge Ferreira podem hoje dizer que tiveram um excelente professor, mas também um amigo, que sempre quis o melhor para os seus alunos, embora alguns não vissem bem assim as coisas...

    De entre todas as suas características destaco o seu humor e profissionalismo. Nunca me vou esquecer de quanto ri e aprendi com ele... Possuía a sensibilidade de entre os alunos que tinha presente na sua aula, identificar um que não estivesse tão bem disposto como era habitual. Sem dúvida uma pessoa que me marcou.

    Para mim as pessoas de quem gostamos nunca morrem, estão nos nossos corações e na nossa vida, para sempre... Por isso digo, até já professor, vemo-nos na próxima aula...


    Tânia Rosa

    ResponderEliminar
  3. Não consegui segurar as lágrimas ao ler o teu post e não poderia estar mais de acordo com tudo o que escreveste. Acho que sabes da admiração que tenho pelo Prof. Jorge Ferreira, foram vários os anos a assistir às aulas dele, talvez houvesse uma razão de ser. A "maçada" será sempre imortalizada. Que pessoa integra, sábia, inteligente, de bem com a vida.

    Que lição de vida ele me ensinou...

    Não tenho palavras para descrever a admiração e o respeito que tenho pelo grande senhor que é o Dr. Jorge Ferreira. Até sempre...

    ResponderEliminar
  4. Caro Valter,
    Que circunstancia triste, esta em que descobri a tua presença na Blogosfera, essa arte de comunicar em que Drº Jorge Ferreira tanta falta nos vais fazer. Subscrevo um outro comentário aqui colocado em que uma colega referia que "media as palavras" quando com ele falava. Também acontecia comigo, tal era o respeito pela sua suprema inteligência e verticalidade. Lamento profundamente que o país tenha perdido um dos seus melhores, mas sinto-me feliz porque a vida me fez cruzar com alguém superior. Era rigoroso e duro, é verdade! Agradeço-lhe por isso. Acho que todos, mais dia menos dia, o vão agradecer.
    Lê-lo e ouvi-lo foi sempre um hino à liberdade. Não há muitas pessoas assim, desassombrado, descomprometido de interesses e um activista que se empenhava na defesa de um país diferente, muito diferente.
    Lamento tanto que tenha partido, no vigor da vida e ainda com tanto para dar. Porque, como dizia a Drª Hália, na sua postura, o Drº Jorge Ferreira era um homem generoso.
    Um beijinho, Valter.
    Fernanda Mendes

    ResponderEliminar