segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Avançar Portugal!

Alguns deputados do PS já afirmaram que até ao final deste ano os casamentos entre pessoas do mesmo sexo serão aprovados na Assembleia da República.
A polémica tem vindo a aumentar, de um lado estão os que defendem que este tema não é importante nesta altura, que há coisas mais importantes para resolver, que depois do casamento virá a adopção e que o casamento tem por único objectivo a procriação, algo que não pode suceder nos casamentos homossexuais. Do outro lado estão aqueles que consideram que os direitos das pessoas são sempre importantes, que se trata de uma questão de liberdade, de igualdade, de respeito e de respeito pela constituição.
Uma coisa é certa. Algo tem que mudar. Não podemos ter uma Constituição que afirma que ninguém pode ser discriminado devido à sua orientação sexual e um Código Civil que refere que os casamentos só se podem realizar entre pessoas de sexo oposto.

Todos temos uma opinião acerca deste assunto.

Eu sou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Acho que todos devem ter a liberdade de escolher a pessoa com quem querem passar o resto dos dias. Podem escolher a pessoa que pode tomar uma decisão quando o outro estiver internado numa cama de hospital, alguém que pode herdar os bens do companheiro/a na hora da sua morte. Não se pode tratar os homossexuais como cidadãos de segunda, com menos direitos que os heterossexuais, porque estes cidadãos podem ser médicos e tomar decisões de vida ou morte, podem ser juízes e tomar decisões de culpa ou inocência, podem ser o Primeiro Ministro ou Presidente de República e tomar decisões de guerra ou de paz, mas não podem casar porque têm uma característica que os torna diferentes.
É uma questão de igualdade!Muitos defendem que se dê os mesmos direitos, mas outro nome, para esses eu deixo este vídeo maravilhoso dos GATO, um dos que que levou Ricardo Araújo Pereira a vencer o prémio ILGA.



Qual a vossa opinião?

3 comentários:

  1. Homosexuais a casar com homosaexuais?! olha que assim acabarão os socialistas em duas gerações... quem te avisa ...teu amigo é
    Filantropo Gott

    ResponderEliminar
  2. Filantropo,
    não sei qual é a questão que está a querer levantar. Homossexuais sempre houve e sempre haverá em qualquer quadrante político. Aqui o que se fala é de igualdade e respeito entre todos os cidadãos, independentemente da sua orientação sexual.
    Agora o Mundo não vai acabar por isso. Já há muitos países que legarizaram este casamento e esses países não ruíram por isso.

    ResponderEliminar
  3. sou a favor da Igualdade!

    tão só a favor de um Direito a que todos estamos (ou deviamos estar) votados!

    Tenho amigos e amigas homosexuais, e daí?

    Mas eu sou deste tempo, não posso deixar de entender que pessoas como o meu pai, avós, tios, etc, nao entendam que o amor pelo próximo é uma máxima, mas que todos temos de estar incluidos nela.

    bj

    ResponderEliminar