segunda-feira, 29 de março de 2010

A Igreja e a pedofilia..

Quem me conhece sabe que sou Católico praticante, embora neste momento a minha convicção esteja um pouco abalada, pelas mais variadas razões.
Respeito a instituição pelo seu papel preponderante na sociedade, nomeadamente no apoio às mais variadas causas sociais. A Igreja tem também muitos podres, sempre os teve e continuará a ter. O anterior Papa, João Paulo II, pediu desculpas por vários erros que a Igreja cometeu, Bento XVI voltou a pedir desculpa recentemente, pelos actos pedófilos cometidos no seio da Igreja.
Li em qualquer lado (queria mostrar o link, mas não me recordo onde foi que li) que Bento XVI conhecia alguns casos de pedofilia dentro da Igreja Católica, mas que teve sempre como maior preocupação abafar o escândalo do que denunciar os criminosos. É o que acontece regularmente.
Como nos recorda o jornalista Ferreira Fernandes, quando o padre Fredrico foi condenado por abuso de menores, a Igreja pela voz do Bispo do Funchal comparou a condenação à "perseguição que fizeram a Cristo".
A Igreja ou começa a dar o exemplo e a denunciar todos os casos que conhece de pedofilia, ou então tem que deixar de lado os seus discursos moralistas sobre o erro e o pecado de lado. Eu quero acreditar que não sejam muitos os padres pedófilos, mas enquanto eles andarem por aí, serão as crianças a sofrerem.
A Igreja devia pensar nisto. Penso.

1 comentário:

  1. Pensas e pensas bem, porque a pedofilia é crime. Estes actos acontecem nos mais variados sectores e não é só a igreja que está condenada a eles, mas sendo uma instituição tão conservadora, devia atender às suas ideologias e ter a consciência, e volto a repetir, que a pedofilia é crime e quem sofre são crianças inofensivas.

    Abraço
    André Lopes

    ResponderEliminar