terça-feira, 9 de março de 2010

O tão difícil AMO-TE!

Não me aconteceu muitas vezes, mas fico triste quando morre alguém por quem tenho um grande carinho e admiração, e nunca lhe expressei esse carinho e admiração de uma forma veemente. Custa muito assumir aquilo que sentimos em relação aos outros. Custa muito dizer "Amo-te", "Gosto muito de ti", "És muito importante", "És brilhante naquilo que fazes". Em tempos pensei que fosse uma questão de educação, porque via nas telenovelas os pais dizerem aos filhos que os amavam, e os meus nunca o tinham feito, mas eu percebia e sentia que os meus pais me amavam incodicionalmente, foi então que percebi anos mais tarde que era uma questão sociológica. Não é prática comum expressar os nossos sinceros sentimentos. falo por mim e por aquilo a que assisto. Não nos falta sentimentos, falta-nos a coragem. Espero um dia poder ter a coragem suficiente para o dizer. Espero resolver este meu problema de expressão!

7 comentários:

  1. Concordo em pleno contigo Valter, é muito triste vermos partir alguém a quem nunca expressámos a nossa admiração e carinho.Na minha opinião é uma angústia inexplicável. Este "nosso" problema sociológico devia mesmo ser resolvido, espero um dia tal como tu também ganhar coragem para o resolver.

    Assim sendo, vou dando os primeiros passos começando por ti. Quero que saibas que te admiro muito como pessoa és um ser humano de um coração enorme e um profissional exemplar, és brilhante naquilo que fazes! Não me vou alongar mais porque o resto já sabes está na fita :)

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga Lena! Quero muito agradecer-lhe este comentário e as suas palavras. Agora parece um cliché retribuir, maas tenho que o fazer. Só te digo que espero que tenhas sempre essa coragem, como tens tido até agora, para vencer os obstáculos que te têm aparecido. Tenho a certeza de que irá ser uma grande profissional, porque é uma grande Mulher!

    ResponderEliminar
  3. Parece que o problema de expressão sempre existiu em grande escala, pelo menos no nosso País.
    Eu própria também não consigo exprimir o que sinto, não porque seja uma pessoa fria e sem sentimentos, mas por uma questão de .... nem sei bem como lhe chamar... não por vergonha, não por falta de coragem, mas talvez porque a minha sociedade, a nossa sociedade, nos incutiu um pouco esta ideia tão involuntária e inata de não nos exprimir-mos aos que mais gostamos. Enfim... é mesmo um problema sociológico que tem de ser ultrapassado!!!
    M.S.

    ResponderEliminar
  4. O que eu acho é que estamos todos a esquecer-nos dos actos...para mim um acto vale muito mais que mil palavras e ai sim prefiro não me expressar de todo.

    Sempre assumi perante todos os meus sentimentos mais básicos, gosto gosto não gosto não gosto. No entanto aos sentimentos do coração sempre expressei por gestos. Faço questão de dizer Amo-te todos os dias a pessoa que está ao meu lado, mas apenas expresso a palavra divina (que para mim não é Amo-te) de vez enquanto, no entanto expresso-a todos os dias através de gestos, mesmo que estes sejam de revolta ou carinho.

    Nas minhas outras paixões, onde a minha grande amiga, irmã e companheira Lena Silvestre ocupa um lugar cimeiro, faço questão de mostrar sempre aquilo que sinto por elas, poupando um pouco nas palavras, embora ela saiba que a ADORO incondicionalmente.

    Quanto a ti Valter já sabes a minha opinião sobre ti até porque nunca deixei de a expressar, incluindo a nossa fita de finalistas. Grande homem, embora demasiado socrático. Excelente benfiquista, apesar de às vezes só veres um lado da questão (aplica-se isto à política, aos colegas de escola). Um ser humano com um enorme coração que nunca nutriu um sentimento de amizade muito grande por mim, que da minha parte é totalmente reciproco.

    Este blogue assim como o do teu mano já fazem parte do meu dia-a-dia, espero que continuem como o óptimo trabalho.

    Beijo Grande

    ResponderEliminar
  5. Só mesmo tu para me fazeres dar uma gargalhada nestes dias.
    ~Tens toda a razão, mais que palavras, valem os actos. Palavras leva-as o vento e os actos ficam, permanecem.
    Mas penso que todos nós gostamos de ouvir um "Amo-te" ou um " Gosto muito de ti" daquelas pessoas de que realmente gostamos, ou não?

    É a isso que me refiro, porque acho que não é muito comum tanto entre amigos, como entre família, que se expresse verbalmente aquilo que se pensa!
    Marisa, Marisa, continuas igual, mas nós gostamos é de ti assim! És uma mulher do norte, está explicado! força aí!!

    ResponderEliminar
  6. Bem a mim só me resta agradecer os elogios Valter e quanto à coragem para vencer os obstáculos que me têm aparecido, tu és sem dúvida um exemplo, quem sou eu perante a tua grandeza :)

    À Marisa, retribuo o Adoro-te que ela sabe que é sincero. Para mim ela é a a minha 4ª irmã, desejo-lhe o mesmo que a uma das minhas manas ela sabe o quanto gosto dela e a admiro :)

    A propósito que a Marisa falou nisso, tal como ela também o teu blogue e o do teu mano fazem parte da minha barra de separadores, consulto-os diariamente. Aproveito para te dizer que estão os dois muito bem conseguidos.

    ResponderEliminar
  7. Valter, meu grande amigo e confidente. Acho que nunca tive problemas de expressão e faço questão de te dizer todos os dias o quanto gosto de ti, sabes bem o quão sincero é o meu amo-te. Mais palavras para quê, tudo se resume a um amo-te.

    Telma Lento

    ResponderEliminar