domingo, 25 de abril de 2010

Mística!

Nunca assisti a nenhum jogo no Alvalade XXI, nem no Estádio do Dragão, não imagino como seja o ambiente, a festa, a loucura. Sei como é na Luz e não querendo ser arrogante, penso que não deve haver loucura igual em Portugal.
A festa para mim não se restringe ao recinto desportivo, começa antes, bem antes.. Começa logo na A1, com cachecóis presos em janelas dos carros, as buzinas, os autocarros carregados de benfiquistas, carregados de gente que não se preocupa de fazer 500km e de chegar a casa já de manhã para ver a sua equipa, para participar na festa. O Benfica chama-lhe mística e enquanto estou a escrever este texto, não consigo exprimir este sentimento. Não consigo exprimir por palavras o que é estar 65 mil pessoas a gritar, a saltar, com os cachecóis ao alto. Não consigo explicar verbalmente aquilo que sinto, sempre com as lágrimas nos olhos, quando ouço antes do jogo, o hino do benfica. Não consigo explicar o que é ouvir miúdos a gritar "Vitória vem" e quando se vê a Águia a sobrevoar o Estádio deixando a multidão ao rubro. Não consigo explicar nada, só sei o que sinto. Continuo sem saber se os adeptos de outros clubes também sentem o que os benfiquistas sentem quando vão ao seu estádio, mas sinceramente gostava que sentissem. Carrega Benfica!

8 comentários:

  1. Lindo Valter, não podia estar mais de acordo com o teu post, não alteraria uma vírgula que fosse.
    Por acaso, ontem estive na Luz e o que sentimos não se expressa em palavras é inexplicável, desde a euforia que sentimos a caminho quando na A1 nos cruzamos com diversos carros e autocarros que tal como nós levam cachecóis nas janelas. O entrar na catedral é uma emoção enorme, desde o cantar do hino ao voo da águia que me dá sempre um arrepio enorme é tudo um sentimento que não consigo traduzir em palavras.
    Tal como tu não sei se os adeptos de outros clubes têm o prazer de sentir o mesmo que nós quando entramos na Luz.
    Enfim, também não consigo explicar este sentimento sei que não se expressa em palavras apenas se sente.

    P.S- Benfica "Rumo ao Título"

    ResponderEliminar
  2. A mística não se explica, sente-se.
    Ir à catedral sabes bem, que para mim é das melhores coisas que me pode acontecer, independentemente do estado da equipa. Claro que como as coisas estão a correr esta época tem-se um gosto especial e o preço dos bilhetes começa a justificar-se.
    Sair de casa fazer 160 km na A1 cruzar-nos no caminho por centenas de viaturas que levam o mesmo destino e apitar a simples desconhecidos só porque teem o mesmo amor que nós, comer aquelas sandes de corato ou mesmo entremeada naquelas roulottes sem higiene antes dos jogos, de seguida entrar naquela catedral em busca do nosso lugar, o agitar dos cascois, aquele hino com toda a gente de pé e claro o momento em que todo o estádio grita Goolo com aquele abraço ao vizinho do lado que nunca vimos na vida. São momentos únicos e claro que este ano já vivi momentos extraordinários, como quando ao minuto 90 já com a vitória no bolso contra o Porto a catedral entoava em unissono "Cheira Bem cheira Lisboa", como ontem todos gritámos "Campeões, campeões , nós somos Campeões. Carrega Benfica!


    Igor Marques

    ResponderEliminar
  3. Desculpa-me Valter!
    mas estou em total desacordo com o teu post. Uma coisa é ver uma claque em euforia de 5 em 5 anos quando as coisas correm bem, outra é veres a entrega eterna, quer no Amor e na Doença.
    Aa tive a oprtunidade de ver ambas as situações em estadios diferentes, e posso te confirmar, que sem arrogancia mas com verdade, que a melhor festa é do outro lado da rua!
    Uma das melhores claques do mundo, e um dos clubes com mais titulos no mundo!

    Joao Estrela
    70%Amarelo

    ResponderEliminar
  4. Tive oportunidade de ainda no sabado ter sentido essa mistica...

    sr joão estrela o q menos gostei na visita ao estadio da luz foi passar por aquela coisa do outro lado da estrada e sentir um frio polar... -28 é muito!

    Daniel TACUARA Jana

    ResponderEliminar
  5. Bem Valter não podia deixar de comentar este teu brilhante post.

    Como é óbvio já assisti a muitos jogos do Benfica e em diferentes ocasiões, estando a perder, a ganhar ou em diferentes estádios e também já assisti a jogos dos rivais, nomeadamente ao Sporting-Porto no ano em que o Benfica se sagrou campeão pela última vez e posso assegurar que a festa não é tão linda tão bela e tão extraordinária como a que nós benfiquistas com amor à camisola proporcionamos aos nossos jogadores.

    Sempre que vou a outro estádio que não o nosso a mística mantém-se na alma daqueles que permanecem em minoria mas dispostos a perder a voz para gritar por aquele que amam incondicionalmente, o BENFICA. Quando não estamos em casa fazemos do outro estádio uma segunda casa, uma espécie de hotel que ocupamos e desfrutamos dos seus melhores serviços, saindo a ganhar ou a perder nós mostramos sempre aos outros adeptos o que é amar a camisola, o que é apoiar a equipa, o que é gritar até que a voz acabe e ai sim o jogo já acabou.

    Nós somos a melhor claque do mundo, nós somos sempre o 12º jogador.

    A verdade é que não há nada como ir à Luz... como sentir o cheiro inconfundível do nosso relvado, ver a brilhante actuação da águia, sentir que ali é a nossa segunda, muitas vezes, primeira casa. O sitio onde inevitavelmente somos felizes, embora choremos de alegria ou tristeza, somos sempre felizes :P

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. É arrepiante! Tanto estar no estádio cheio de gente a vibrar, como ouvir o hino do benfica, assim como ler este teu post, esta tua descrição!
    Carrega Benfica!
    M.S.

    ResponderEliminar
  7. Continuo a afirmar, não sou adepto so quando corre bem!e menino daniel, bom perder tenho eu, e humildade tambem. Aceito e acho que merecem todo este sucesso este ano, parabens! Agora sentir o Apoio que vejo, mesmo quando as coisas correm mal, isso é q é Amor, isso é q é mistica!

    Joao Estrela

    ResponderEliminar
  8. Quando entro em campo penso em mim, na família, mas também nos pais que compram bilhetes aos filhos ou em quem está doente e se alegra com o Benfica. O mínimo que eu posso fazer é deixar tudo dentro de campo, ter esta garra.

    Quando estou a jogar, estou a respirar pelos pulmões de todos os adeptos, jogo com essas pessoas todas no meu corpo e só dessa forma consigo dar aquilo que se fosse só pensando em mim eu não conseguiria dar.

    Viver de alma e coração o clube, sentir o abraço de um adepto, gerar o sorriso no rosto de alguém. Gosto de fazê-los felizes dentro de campo, mas também de lhes dar atenção fora dele. Não podemos apenas pensar em nós. Eu preciso dos adeptos. Eles são a minha família. O Benfica é família. Logo tenho de lhes dar o meu coração tal como dou à minha família. Para mim, isso é a mística.

    David Luiz, em entrevista à revista Mística

    ResponderEliminar