segunda-feira, 19 de abril de 2010

Para pessoas que se esquecem de viver a vida, esquecendo-se que ela é única!

Inês Pedrosa, jornalista e escritora, começava uma crónica sua, publicada no Expresso, afirmando que "A felicidade tem mau marketing porque exige coragem". Concordo. Para se ser feliz temos que tomar decisões complicadas. fazer escolhas difíceis e temos muitas vezes que esquecer que existe um Mundo lá fora que nos critíca ferozmente por cada decisão nossa.
Tive alturas cá em casa, que ainda acontecem, em que as discussões eram constantes, tenho vizinhas que dizem que sofreram toda a vida nas mãos dos maridos - continuam casadas - e por esse Mundo fora é o que mais acontece. Pergunto-lhes porque nunca se divorciaram, porque nunca disseram basta e procuraram uma vida melhor, onde se sentissem amadas, a resposta é sempre a mesma. "O casamento deve ser para sempre, não é como essa pouca vergonha, mal se casam divorciam-se logo". É esta a ideia generalizada de homens "acomodados na rotina das pantufas conjugais e dos engates ocasionais", a ideia de pessoas que não desejam as pessoas com quem dormem e que desejam pessoas com que não podem dormir, mas que não lutam pela sua felicidade.
Ser feliz dá muito trabalho, e o pior de tudo é que não depende unicamente de nós, mas somos nós que podemos tornar a nossa vida um pouco melhor.
Felicito todos aqueles que tomam decisões que lhe dificultam a vida, mas que as tornam pessoas mais felizes. Mulheres e homens que podem ser olhados de lado na rua, por gente frustrada e infeliz, mas que tiveram a coragem de perceber que a vida é para ser vivida, não é para ser sofrida!

4 comentários:

  1. Olá Valter,
    adorei ler este teu post. Concordo contigo plenamente, ser feliz dá muito trabalho. E muitas vezes para se conseguir ser feliz é preciso sofrer um pouco antes, mas o que é certo é que depois vale a pena.
    Muita gente sabe que a minha vida mudou nas últimas semanas porque tomei uma decisão que tinha que ser tomada. Ainda dói e vai doer mas tenho a certeza que vai compensar e que vou ser muito mais feliz do que era.
    O problema muitas vezes está em ter coragem para tomar a decisão, nem sempre é fácil dar o passo em frente e é nessa altura que a decisão de ser feliz tem que predominar... Porque se não lutarmos para isso a vida não faz nenhum sentido.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o teu texto. Beijinhos e espero que nunca te falte a coragem para ser feliz

    Ana (Algarve)

    ResponderEliminar
  3. Este post está muito bom! Tb admiro as pessoas que lutam pela sua felicidade. E não consigo compreender aquelas que, mesmo muito infelizes, não ganham coragem para dizer "BASTA", só porque têm receio de serem faladas pla sociedade em que estão inseridas.
    Vamos ser felizes!
    M.S.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos os comentários que aqui deixaram.
    Começo por felicitar a Joana pela atitude que tomou, se tens a certeza que foi o melhor para ti, então não tenhas receio.. Vais ver os frutos desta decisão a aparecerem rapidamente. Eu dou estes conselhos Ana, mas sinceramente ainda me falta coragem para ser feliz. Um dia terei.
    É assim mesmo Mara, vamos lutar para ser felizes!!! TEm que ser!|!
    Beijo às três!

    ResponderEliminar