domingo, 23 de maio de 2010

Ó Gente da Minha Terra (6)

Quando decidi criar esta "rúbrica", era com o objectivo de falar sobre pessoas da minha terra. Neste caso vai ser um pouco diferente, vou falar de alguém que é descendente de uma família da minha Freguesia, não da minha terra, mas sim do Casal.
Falo com ele há cerca de um ano, embora o conheça desde os tempos da antiga Escola Preparatória, até porque a sua figura é incontornável. São cerca de 125 kg distribuídos por quase dois metros. Muitas pessoas já saberão que estou a falar do Ricardo Murteira, outros não fazem ideia de quem é o Ricardo, mas é também por isso que eu decidi escrever este texto. O Murteira é amigo do meu irmão, e foi a partir dele que comecei a ter um contacto mais próximo com ele.
Falar do Murteira é falar sobretudo de amizade, de entrega, de dedicação. Falar do Murteira é falar de pureza de sentimentos, de sinceridade, de união e de humildade.
Falar com o ricardo é entrar numa aula de filosofia ou de moral. Aprendemos muito. Apesar de não ter um curso superior, a escola da vida já lhe ensinou bastante e é o nosso professor. Frases como "os amigos são o melhor do Mundo", "temos é que aproveitar a vida" são recorrentes nas suas conversas. Quer é paz, união.. Ser amigo do ricardo é sentirmo-nos protegidos, tanto fisicamente, pelo seu tamanho, como psicologicamente, é ter uma boa frase, é ter um abraço, é ter um apoio..
Obrigado ricardo!

P.S. das pessoas a quem dediquei esta rúbrica, és dos poucos que consegue ler isto, por isso, espero que não te importes!

3 comentários:

  1. Acho que é a primeira vez que escrevo neste blog...Costumo ler mas não tenho o habito de opinar.No entanto, tendo em conta que este texto se refere provavelmente á melhor pessoa que conheço,tenho que te deixar aqui um abraço e um obrigado pelo reconhecimento que estas a fazer deste "rapaz.Nao deixo um para ele porque daqui nada irei estar com ele e vou dar-lho em pessoa! Grande abraço Valter

    ResponderEliminar
  2. Prefeito Valter

    Desde já te agradeço por este texto que escreves-te sofre mim, que me deixas-te sem palavras e sem saber o que dizer, mas vou tentar…

    Valter claro q ñ me importo, não estava era a espera disto, ainda por cima de quem vem, do prefeito da freguesia de onde é a minha família da minha mãe e onde mora a minha querida avo que tanto gosto, “Casal da Barba Pouco é aquela localidade magnifica”. Mas também ñ sou a melhor pessoa para falar de mim, mas também não vou dizer que não fiquei “inchado” estava a mentir, mas eu sou como sou e me orgulho de ser assim e de ter a quantidade e qualidade de amigos que tenho, incluindo-te, mesmo sendo a pouco tempo. Também para mim foi muito gratificante de conhecer e de poder ser teu amigo, és uma pessoa extraordinária… podemos contar contigo para o que der e vier, também tens por trás de ti uma grande e fantástica família, principalmente o mano IGOR “que é aquele amigo fantástico”.

    Mas Valter também não é só coisa boas…

    “Valter, eu não sou ninguém sem os outros”, “temos de ser reconhecidos pelo que fazemos, não pelo que dizemos”.

    Valter obrigado por tudo e boa sorte para ti e para os teus, fiquem com deus…

    Espero ter respondido a altura de um jornalista e de um prefeito…

    Abraços Ricardo Murteira

    ResponderEliminar
  3. Faço das palavras do Valter as minhas palavras!
    Sem dúvida que o Ricardo é um verdadeiro amigo, uma verdadeira pessoa do bem!!! A sua sinceridade, a sua simpatia, a sua meiguiçe... sei lá.. tudo nele deixa qualquer pessoa maravilhade e com vontade de se chegar a ele! Ele transmite os verdadeiros valores, a sinceridade, a humildade, a paz interior!
    Com ele aprendemos muita coisa e com ele, também, sentimo-nos bem!
    Conheço-o desde oa meus 7 aninhos... ele foi sempre a mesma pessoa!!! Um bom colega e um bom amigo!!! Continua assim Ricardo!
    bEIJOS GRANDES

    Mara Serra

    ResponderEliminar