terça-feira, 31 de agosto de 2010

A expulsão!

A decisão do governo francês de expulsar ciganos é algo que me choca, aliás, devia chocar a todos. É verdade que os cidadãos expulsos estão numa situação clandestina, mas quantos cidadãos vivem em frança, que não são ciganos e que também estão numa situação clandestina. Brasileiros, magrebinos, chineses. A questão é muito simples, racismo e xenofobia.
Como em portugal, não lidam bem com os ciganos. Não nos podemos esquecer que os ciganos que estão a ser expulsos de França, assim como os que vivem em portugal são descendentes de ciganos que se fixaram em nos séculos XVII e XVIII, o que me leva a pensar que os problemas de segurança que supostamente eles causam, são fruto de más políticas sociais, más políticas de integração.
Há ciganos maus? Há. Há pretos maus? Há. Mas também há caucasianos maus. Estamos a tomar o todo pela parte. Quantos ciganos não irão ser expulsos injustamente, que não causam danos, mas em vez de se apostar na integração, opta-se pelo caminho mais fácil, a expulsão. conseguem perceber a diferença entre a Esquerda e a Direita?

9 comentários:

  1. Desculpa que te diga Valter mas do teu post só concordo com a parte em que afirmas que há pessoas más em qualquer raça é verdade sem dúvida.
    Quanto ao resto discordo, permite-me que te diga que a decisão do governo francês não me choca, não estou com isto a dizer que foi justa, simplesmente em parte compreendo.

    Não sei que contacto já mantiveste com pessoas desta raça mas digo-te por experiência própria que este é um povo que na sua maioria (há excepções claro) não respeita ninguém, vivem essencialmente do roubo, procuram enganar-nos a todo o momento e pior que tudo isto são extremamente agressivos. Posso dizer-te que no meu local de trabalho JÁ FUI AMEAÇADA E MALTRATADA por eles diversas vezes, achas isto justo? E agora vais dizer-me e quantos caucasianos não te fizeram o mesmo, falarem-me mal muitos, mas nunca nenhum me ameaçou ou maltratou como eles.

    Chama-me xenófoba, racista ou fascista (uma vez que afirmas que quem é a favor desta lei é de direita) mas a minha opinião é esta, eles são um povo que não sabem viver em comunidade, como tal nós não somos obrigados a conviver e a "coabitar" com um povo da índole deles...

    Além disso, fiquei um pouco confusa com o facto de afirmares que os problemas que eles "supostamente" causam? Supostamente?? Sejam consequência de más políticas.

    A maioria das pessoas que me conhece sabe a minha opinião acerca deste assunto, sabem que convivo e respeito todas as raças mas temo o povo cigano. Perdoa-me se estou enganada, contudo já vivi situações bem difíceis devido à má índole deste povo.

    ResponderEliminar
  2. Remeto em resposta ao teu comentário, um excerto de um artigo de opinião da Dra. Paula Teixeira Cruz, que passo a citar, "A expulsão e perseguição a que se assiste no Mundo Ocidental (que reclama como património os Direitos Humanos) de cidadãos vindos de outros países é um retrocesso civilizacional. Trata-se do mesmo Mundo Ocidental que assiste a tantos dos seus migrarem para países emergentes em função da crise"

    Valter Marques

    ResponderEliminar
  3. Pois é Valter mas esse é o comentário chamado tipicamente correcto. Pensei que me respondesses realmente ao que te enunciei, essa resposta não passa de um chavão muito bonito de pronunciar mas muito vago...

    Se quiseres discutir realmente essa citação posso discuti-la contigo agora neste contexto desculpa que te diga não passa de um cliché.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo inteiramente o que a Lena Silvestre escreve... Pergunto: Que contributo dão estas pessoas (ciganos e afins) para a sociedade onde se pretendem integrar? Que impostos pagam?...Que mais-valia trazem eles?... Admiro e muito Sarkozy pela sua posição de força!

    Marisa

    ResponderEliminar
  5. Nunca chegaremos a um acordo. nunca compreenderemos que fazemos parte de uma união europeia que defende a livre circulação de cidadãos, nunca compreenderemos que o que está em causa são os direitos humanos de alguém que se deslocou para outro país em busca de uma vida melhor.. Depois dos ciganos, foram expulsos os pobres de outros países.
    Ainda bem que vocês são ricas e que não sabem o que é passar privações, o que é ter que partir para outro mundo em busca de uma vida melhor! Felizmente que não!

    ResponderEliminar
  6. Deixa-te de esquerdices.... os ciganos só vêm direitos. Os deveres atiram sempre para os outros. Rapaz... deixa de ir ao avante. Bem Haja

    ResponderEliminar
  7. Só por serem ciganos é que é considerado racismo se nao fossem ciganos já nao era racismo, não é??? pois é actualmente protege-se mais os ciganos por serem uns coitadinho e nao quererem trabalhar do que os outros povos, porque se fossem portugueses ninguem falava não é verdade!!! olha a quantidade de portugueses e aqui falo portugueses dos açores que normalmente sao expatriados da america e ninguem refere isso como um acto xenofobo ou racista não é verdade minha gente????

    ResponderEliminar
  8. e ainda faço minhas as palavras de Lena Silvestre... concordo...

    ResponderEliminar
  9. Tanta xenofobia que eu aqui vejo. Perdoem-me.

    ResponderEliminar