terça-feira, 24 de agosto de 2010

O desemprego e a Revisão Constitucional do PSD

se há um grave problema em Portugal é o do desemprego, problema esse que resulta de vários factores, onde o factor político não é dos mais relevantes. não me venham com coisas e o problema é do sócrates ou do de outro qualquer líder, o desemprego não se resolve por decreto. não há passe de mágica que resulte. interessa neste momento o governo dinamizar a economia através do investimento público e apoiar as empresas e os empresários, incentivá-los a investir, dar-lhe condições. E agora vem o projecto de revisão constitucional do PSD. Liberalizar despedimentos. Sou um tipo convictamente de Esquerda, mas o ponto em que o PSD propõe que se acabe com a justa causa nos despedimentos, embora desagrade à maioria da Esquerda, eu não considero descabida. posso ser ingénuo, mas não me parece que vá aumentar o desemprego.
A minha ideia é a seguinte, uma pequena empresa tem cinco empregados, está com problemas de liquidez, está numa fase em que produz pouco e naquele momento necessitava apenas de três empregados até que as coisas melhorassem, mas os empregados são efectivos e se os despedisse teria que pagar altas indemnizações o que levaria na mesma a empresa à falência, logo se houvesse uma maior flexibilização nas leis laborais e se despedisse dois empregados a empresa aguentavasse e mantiam-se os outros três, desta maneira, acabam por ir os cinco para o desemprego. é um pequeno exemplo, mas que espero que elucide a minha opinião acerca desta matéria! agora a progressividade em matéria fiscal, as alterações em matéria de saúde e de educação são totalmente contra os meus valores de Esquerda!

2 comentários:

  1. Ok. De acordo mais uma vez! :) Bjs. Ana Matias

    ResponderEliminar
  2. eu escrevo e nunca leio os textos antes de os publicar, só agora o fiz e percebi que há aqui alguns erros.. ok! ver se começo a melhorar nesse aspecto..
    Ana, estamos praticamente sempre de acordo, que bom!!

    ResponderEliminar