terça-feira, 17 de agosto de 2010

PCP/BLOCO ou PSD

Perguntam-me muitas vezes, se eventualmente tivesse que mudar de partido, se me voltaria para a Esquerda ou para a Direita - outra coisa que me perguntam muitas vezes é se isto é tudo beleza natural, ou se já fiz algumas plásticas (piada roubada ao RAP). É uma pergunta bastante complicada, escolher o Bloco e o PCP ou o PSD. Começo por referir que me sinto muito bem no PS, revejo-me nas suas ideologias, valores, não concordo com tudo, como é óbvio, mas a sua génese faz-me sentir que esta é a minha casa, que é aqui que me sinto bem. Depois desta introdução, refiro que se um dia tivesse que escolher outro partido seria o PSD. Sim, o etrno rival. Seria mais fácil para mim dizer o inverso. Deslocalizar-me para a Esquerda seria o mais natural, mas eu sou realista e gosto de pessoas realistas, programas realistas, ideais realistas.
O PCP e o Bloco de Esquerda são partidos contra poder, unica e simplesmente. Defendem ideias irrealistas, prometem mundos e fundos porque sabem que nunca serão poder, nem o querem ser e pior que isso, os exemplos que temos como sociedades comunistas, Cuba, china e Coreia do Norte mostram que a ditadura do proletariado continua a ser uma ideia a defender. Li a Utopia de thomas morus e compreendo a ideia que se tenta passar, mas para isso seria necessário que todos os seres humanos fossem idênticos e perfeitos, sabemos que não o são.
O PSD é um partido mais próximo do PS, quer queiram ou não. Tem ideias conservadoras, algumas ultrapassadas, mas preferíveis para o meu país que as comunistas.
No meio disto tudo, fico com o PS, o partido que com todos os defeitos, continua a ser o que me merece mais respeito. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. SEMPRE!

2 comentários: