segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Marinho Pinto!

Marinho Pinto está bem longe de ser uma figura consensual. Não conheço o seu trabalho enquanto líder da Ordem dos Advogados. Conheço-o apenas das suas intervenções públicas. E gosto do que vejo. Gosta da frontalidade. Da coragem. Da forma como expressa as suas convicções. Recentemente, numa das várias apresentações do seu mais recente livro, "Um combate desigual", Marinho Pinto, enquanto enunciava alguns dos "podres" da justiça portuguesa, recordou a falta de condições das prisões em Portugal, rematando com uma frase que para mim diz tudo, "estar preso é estar privado da liberdade, não da dignidade".
Quantos concordam? Quem acha que os presos devem ser bem tratados na prisão, que tenham as mínimas condições?
Ouvimos muitas vezes dizer que até é bom estar preso. Numa forma irónica diz-se que se tem cama, comida e roupa lavada. Num tom mais sério defendem Que os reclusos deviam ser punidos fisicamente. E, infelizmente, a pena de morte ainda é defendida por muita gente. Pena. Esquecemo-nos facilmente da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Direito à vida, à dignidade.. Respeitemos então! E sim, fazem falta mais pessoas como o Marinho Pinto, que pode não ter "spin doctors" com ele, pode não ter a figura mais telegénica, mas tem conteúdo, valores, ideias. Isso chega-me!

1 comentário:

  1. Também gosto das intervenções públicas deste senhor.
    Quanto às prisões: pouco sei, mas a opinião que tenho é que os reclusos são bem tratados. nalguns casos, demais, até.
    sei, de fonte segura, que uma vez houve uma pequena manifestação dentro de uma cadeia pois os reclusos foram privados de jogar playstation por uns dias (sim, têm playstation).
    Fico à espera de mais comentários, para irmos discutindo as opiniões...

    ResponderEliminar