segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os Nossos!

Todos nós temos um. Ou mais. Podem ser cantores, futebolistas, actores, políticos. Variam consoante a nossa idade, a nossa maturidade, os nossos sonhos. Lembro-me do meu primeiro ídolo. Decorria a época 1993/1994 e sentado na mesa de um café da minha terra assisti a um jogo memorável. O Benfica ganhou 6-3 em Alvalade com o hattrick daquele que seria o meu primeiro ídolo, João Vieira Pinto (aquele que se tornou ídolo de muitos, não é Louro?). Não passei a olhar para ele da mesma forma. Deixou de ser um homem naquele momento e passou a ser o único que eu considerava ser capaz de dar alegrias e títulos aos benfiquistas. Depois dele mais futebolistas se seguiam. Os meus filhos iam ter o nome daqueles craques, eu queria ser como eles.

Seguiu-se o Van Damme. Não sei quantas vezes eu assisti ao filme Força Destruidora. Não sei, mas as suficientes para ter as falas praticamente todas decoradas. Hoje é um senhor que me passa ao lado. Não sei se ainda faz filmes, não se ainda tem a mesma agilidade, a mesma força, mas naqueles tempos eu tinha um amigo que me vinha proteger sempre que eu precisasse e eu juntava-me a ele sempre que era necessário lutar contra o chung ly (penso ser assim que se escreve).

Na música tive vários ídolos. Mas há um que é intocável. Eu diria génio. "Teus olhos são cor de pólvora/TEu cabelo é o rastilho/Tua forma de andar é uma maneira eficaz de atrair sarilho/A tua silhueta é um mistério da criação/Mas sobretudo tens cara de Anjo Mau". Este é um simples exemplo daquilo que Jorge Palma faz. "Na Terras dos Sonhos podes ser quem tu és ninguém te leva a mal/Na terras dos Sonhos toda a gente trata a gente toda por igual". Pode ser um cantor banal, mas como letrista não tem comparação.

Fernanda câncio e Clara Ferreira Alves no jornalismo. Eunice Munoz e Dalila Carmo na representação. Rodrigo Leão na música. Estes são alguns daqueles que sonhamos conhecer. Um dia poder dizer pessoalmente o quão importante sao para nós. Que em alguns momentos da nossa vida foram essenciais.
Há textos, músicas, personagens que nos percorrem, nos consomem o imaginário. Vêm de gente como nós, mas parecem vir de alguém bem superior a nós!

Quem são os vossos?


3 comentários:

  1. Lançaste o desafio e eu cá estou para responder.
    Olha,o meu primeiro ídolo foi o actor Joaquim de Almeida, teria os meus 10 anos e a vontade de querer ser actor falou mais alto.

    Depois, alguns anos mais tarde, chegou a vez daquele que ainda é uma musa inspiradora. A vocalista dos The Gift, Sónia Tavares. Não é o meu ídolo, mas alguém de quem gosto muito como amiga, como fonte de inspiração, como forma de bom gosto pela sua forma de ser, de se vestir e de cantar. Esta "paixão platónica" já dura à mais de dez anos e tenho cá para mim que não mudará tão depressa.

    Em todas as áreas temos as nossas referências e eu não sou excepção.
    ->No jornalismo gosto da Fátima Campos Ferreira e da Conceição Lino.
    -> Na literatura destaco o António Lobo Antunes, a Margarida Rebelo Pinto e o josé Eduardo Agualusa.
    -> Na moda Alexandra Moura e Storytailors.
    -> Na música além dos Gift, aprecio o trabalhos dos Portugueses Rodrigo Leão, David Fonseca, Susana Félix, entre muitos outros. Esta é a área em que mais tenho pessoas de referência.
    -> Nas artes plásticas a Joana Vasconcelos
    -> Na pintura Paula Rego
    estas são figuras conhecidas do grande público, as chamadas figuras públicas, porque na verdade a família e amigos são os verdadeiros ídolos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Desafio no mínimo interessante.
    Por muito que me custe, esse senhor de nome João Vieira Pinto também já foi meu ídolo um dia, mas quem troca o meu grandioso clube pelo maior rival da 2ºcircular perde toda a minha consideração.
    Tenho inúmeros ídolos no mundo do desporto, Rui Costa, Raul e Simão serão sempre um exemplo e referência.
    No Mundo da música, a única banda que me obrigava a fazer uns sacríficios seria os Nirvana, infelizmente não pode ser.
    Na Tv apenas Ricardo Araújo Pereira e restantes gatos merecem toda a minha admiração.

    Mas agora lanço-te eu um desafio, queres que te considere o irmão ideal? Então compra-me um bilhete para ir aos Estados Unidos ver um jogo dos Cleveland para ver o King James e aí depois digo-te quem é um ídolo. :) Isso sim era um sonho.

    Igor Marques

    ResponderEliminar
  3. O meu maior idolo é o Simão Sabrosa...a seguir és tu,Valter pela pessoa que és,rejeitas-te uma proposta de trabalho para agarrares o projecto de te candidatares a presidência da nossa junta foi um acto de amor á aldeia...
    ÉS O MAIOR!!!!!!

    ResponderEliminar