domingo, 7 de março de 2010

Os Nossos!

Chocou-me o suicídio do pequeno Leandro, o menino que sendo constantemente vítima de violência física e psicológica (bullyng), por parte dos colegas da escola se decidiu atirar ao Rio Tua. Foi o Leandro, um menino de longe, o que nos atenua a dor, mas podia ser um dos nossos. Os vossos filhos, irmãos, sobrinhos, afilhados...
Esta é uma questão muito complexa que tem que começar no berço, na educação. São certamente crianças frustradas que vêm nas fraquezas alheias uma forma de se sentiram superiores e decidem humilhá-las, maltratá-las, levando-os em alguns casos até ao suicídio, imagine-se.
alguém consegue imaginar como seria o sofrimento desta criança para que aos 11 anos se decidisse atirar ao rio? Tentem. Eu não consigo. E digo-vos que é algo que me revolta bastante. Foi a vida de uma criança que morreu, a vida do irmão gémeo que sofria assitindo a tudo isto, a vida desta família que se desmorona.
As associações de pais dizem que os pais das crianças mal comportadas devem ser castigadas, uma vez que são elas as principais responsáveis pela forma dos filhos se comportarem na sociedade. Sem dúvida que são os principais responsáveis, mas daí a terem que ser castigados ou multados, já me levanta alguns problemas.

mas e os professores? o que disseram os professores sobre isto? Os sindicatos? nem uma palavra lhes ouvi. Sei que tiveram uma semana muito complicada a preparar as suas fantochadas de greves, mas eles não podem deixar de ser responsabilizados. quando os pais deixam um filho na escola, entregam-nos a uma instituição, chamada escola, que fica com a responsabilidade de tomar conta dos seus filhos, de olhar por eles, isto porque há uma qualquer lei que os obriga a ter que ir à escola. se há essa lei, é necessário que os professores tomem consciência da responsabilidade que têm em mãos.
Mas claro, há greves para preparar e foi só uma criança, uma qualquer criança do interior. Não interessa.

6 comentários:

  1. e o Ministério da Educação o que disse ?
    e a Direcção da Escola o que disse ?
    e a Direcção Regional de Educação do Norte o que disse ?
    isto é o resultado do poder de disciplina que a antiga ministra tirou aos prof,s

    Por acaso a Associação de Pais daquela Escola no inicio até disse que não passava nada !


    mas o PS socratino só sabe encher a boca com os prof's

    ResponderEliminar
  2. Sim, o Estado, ou seja, todos nós, fomos os responsáveis por esta situação. Aquela criança estava à guarda de uma instituição que é do Estado. Mas o estado, ou seja, nós, delegamos competências em professores e auxiliares de educação, que são pagos com os impostos de todos nós, para olhar por aquelas crianças. foi isso que elas fizeram? não sei. O problema é que a criança morreu. E todos parecem ignorar esse facto!

    ResponderEliminar
  3. todos falharam!!
    Onde estavam todos os que rodeiam e que se deviam de preocupar com esta criança? Onde estavam, ao ponto de deixar que este se atirasse ao rio?
    A resposta é fácil - todos muito ocupados! Pais ocupados a trabalhar, sem tempo pra perceber o que se está a passar com os filhos! Professores ocupados a preparar a greve! Auxiliares ocupados a falar na vida alheia..... E o director dessa escola? o que fez para evitar isto? NADA. Na nossa escola, admitirmos que existem comportamentos de Bullyng? NUNCA!! A escola ficaria mal falada... E as crianças? Até que ponto estamos a respeitar os direitos das crianças???? Se os pais têm culpa? Têm. Se devem ser castigados? Este ñ é bem o termo que se deve utilizar, não se devem castigar, mas sim reeducar!!! Todas estas situações revoltam qualquer um! Uma criança tão nova, ja com pensamentos de suicidio, pq não teve outro meio de ajuda?? Que raio de país é o nosso?? Pq é q tudo falha??? Aceitem a ajuda dos técnicos, oiçam mais estas crianças! Arrajem mais tempo a estes pais, e incentivem-nos a dotarem-se de mais competencias, para conseguirem apoiar os seus filhos!

    M.S.

    ResponderEliminar
  4. É chocante.
    Concordo com tudo o que disses-te !
    Não se preocupem com o que hão-de fazer a estes pais ou aos miudos que mal tratavam o Leandro, mas sim a preveni-los.
    É triste e deprimente estes acontecimentos hoje em dia .
    12 anos ? É um bebé meu deus.

    faltam-me as palavras

    ResponderEliminar
  5. Não me aconteceu a mim e espero nunca vir a estar numa situação destas até porque sou muito preventiva no que respeita ao meu afilhado. Mas se por alguma razão eu estivesse na situação daqueles pais, podem ter a certeza que não era com prevenção ou reeducação que iam lá.

    Podem ter a certeza que fazia as coisas tão bem feitas que tanto aqueles pais (que não souberam educar o filho a não maltratar os outros) como aquela pessoa (sim porque aterrorizar outro ser é ter consciência do acto que efectua, não é ser criança) levavam um susto tão grande mas tão grande que provavelmente nunca mais voltariam a sair de casa.

    Já la diz o ditado que de pequenino é que se torce o pepino por isso não creio que o papel dos professores neste assunto seja de todo importante, ou que as distracções deles sejam relevantes para o que se passou.

    Nesta altura tem de se arranjar culpados, eu já os arranjei e se estivesse no lugar dos pais do Leandro (independentemente da conversa do "isso não o trás de volta" ou "violência só gera mais violência") eu já tinha tratado do assunto.

    Eduquem as crianças de hoje para não terem de castigar os homens de amanhã.

    Joka fofa

    ResponderEliminar
  6. "Sim, o Estado, ou seja, todos nós, fomos os responsáveis por esta situação. Aquela criança estava à guarda de uma instituição que é do Estado. Mas o estado, ou seja, nós, delegamos competências em professores e auxiliares de educação, que são pagos com os impostos de todos nós, para olhar por aquelas crianças. foi isso que elas fizeram? não sei. O problema é que a criança morreu. E todos parecem ignorar esse facto!" - Faço minhas as suas Palavras!!!

    "estado, ou seja, nós, delegamos competências em professores e auxiliares de educação, que são pagos com os impostos de todos nós, para olhar por aquelas crianças." Perfeita-me de acordo...

    e quem são os responsaveis???? Esses não sarão penalizados??? a direcção da escola vai ficar impune perante uma tragedia dessas... ou vamos por as culpas no Ministerio da educação como sempre fizemos??? que nao foi achado no que aconteceu... aqui os unicos culpados a meu ver é a comunidade escolar daquela escola ...

    bom enfim

    SAudações

    ResponderEliminar