terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eu, republicano..

Hoje celebra-se os 100 anos da República portuguesa e eu não poderia passar este dia sem deixar aqui um post. E poderia fazer aqui uma dissertação sobre as vantagens de se ter uma República em vez de uma Monarquia, mas não o vou fazer, para isso deixo este brilhante texto do Domingos Farinha, do Jugular.
Para mim chega-me uma simples razão. A igualdade. Sim, o facto de à nascença todos sermos iguais em direitos e deveres, em não nascerem bebés com privilégios adquiridos. Sim, isto chega-me. Perdoem-me os monárquicos, mas gosto de viver num país em que, a maioria dos seus cidadãos, pode sonhar em chegar a chefe de Estado. Não quero um país que se divide em a Nobreza, cheia de regalias, de um lado e o povo de outro. Esta é a minha razão.
"Todos lado a lado na linha de partida". Chega-me!

1 comentário:

  1. Infelizmente não acredito que nascemos todos com as mesmas oportunidades, com os mesmos direitos e deveres. 1º porque a carga genética nos condiciona extraordinariamente, é uma herança que trazemos e que não podemos recusar, depois porque logo à nescença a nossa história começa condicionada por tantas coisas, pelos cuidados de saúde que temos, pelo carinho que recebemos, pela compreensão de quem nos dá colo, pelas pequenas coisas que nos ensinam, etc, etc, etc. Mas ainda assim, a República parece-me o melhor dos regimes que conhecemos.

    ResponderEliminar