sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Velha Senhora!

Há várias coisas que me irritam, que me tiram do sério, que não consigo ouvir sem responder.
"O que faz falta é um Salazar!", "No tempo do Salazar as coisas não eram assim" e frases do género que demonstram o Portugal atrasado e deprimido que ainda hoje temos.
Não se lembram como era o Portugal de Salazar? "Era a miséria eternizada, de pé descalço, de pais para filhos. Era a PIDE, o Tarrafal, Caxias, gente presa e torturada a meio da noite só por pensar de outra maneira. Eram os livros e filmes proibidos, as mulheres impedidas de dar um passo sem a assinatura de um pai ou marido, a guerra colonial obrigatória, a amputação, a morte. Lembram-se?" (Inês Pedrosa).
Infelizmente não era nascido a 25 de Abril de 1974, mas imagino a felicidade de homens e mulheres que lutaram para aquele dia acontecer, que sofreram na pele os horrores do fascismo, que viram os seus filhos, irmãos, pais, morrerem numa guerra estúpida.
O Portugal de hoje não é perfeito, muito longe disso, mas pelo menos dá-nos a oportunidade de sermos nós a escolher o que fazer Dele.

1 comentário:

  1. Acredito e concordo que possas ter um pouco de razão, e também me revolta ouvir comentários dos afamados "velhos do Restelo", que defendem que aqueles eram tempos melhores mas no entanto lutavam para ter o pouco que comer.
    Mas nem tudo foi tão livre como dizes, e como a cada mudança deste género houve muita gente a aproveitar-se da situação. muitos daqueles que se dizem por revolucionários e libertadores, foram aqueles que mais abusaram da ignorância que naquela altura havia. 25 de Abril representa muito mais para a nossa geração do que para aquele que o viveram, embora muitos não assumam isso!
    Porque ternamente lutaremos pela liberdade!!
    Hasta la Victoria

    ResponderEliminar