segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Votar outra vez em branco?

Quando se realizou o referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez votei em branco. Não me achava, na altura, consciente sobre a matéria que estava a ser referendada. Com o anúncio da candidatura de Manuel Alegre prevejo que volte a repetir a experiência de votar em branco.
Sócrates, por muito que lhe custe, irá apoiar a sua candidatura e assim teremos um duelo Esquerda/Direita ao mais alto nível.
Aproximo-me mais dos ideais de Esquerda, é sabido, mas dificilmente irei votar em Manuel Alegre, um homem que tem um ego muito maior que as suas reais capacidades políticas e que colocou sempre os interesses pessoais à frente dos do partido que o mesmo representou durante várias décadas.
Reconheço grandes qualidades a Manuel Alegre. É um poeta exímio, brilhante, sofreu bastante com a ditadura e deu sempre a cara por aquilo em que acreditou, mas sem ser como deputado, teve muito poucas responsabilidades políticas e vive muito mais da sua imagem do que daquilo que politicamente realizou.
Nas últimas presidenciais apresentou-se a eleições contra o seu "amigo" Mário Soares e contra o seu próprio partido. Na legislatura anterior votou contra o seu partido várias vezes. Tem liberdade para isso, mas por favor, querer depois o apoio de quem criticou ferozmente?
Sócrates vai engolir o sapo. Não quer perder o partido e Alegre arrisca-se a ganhar. Se tal acontecer irei sorrir porque a esquerda venceu, mas ficarei amargo porque foi um adversário do PS que terá ganho. Perante isto vou cumprir a minha obrigação enquanto cidadão, votar. Outra vez em branco.

3 comentários:

  1. E deixa ganhar o Cavaco?

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    comentava este assunto com o meu irmão e ele fez-me a mesma questão. E fiquei a pensar. Se as coisas tiverem muito equilibradas ainda ponderarei ir votar,porque do mal o menos. Sinceramente acho que alegre vai ganhar. As pessoas já perceberam o quão ridículo é Cavaco e as tristes figuras que fez no caso das escutas.
    Apesar de tudo prefiro Alegre, maa portou-se muito mal!

    ResponderEliminar
  3. Olá e desculpa a invasão. :)

    Mas sinceramente dúvido que o Cavaco perca, infelizmente. Também não acho que o Manuel Alegre seja o canditato ideial mas é sem dúvida melhor que o Cavaco.

    Em relação às tristes figuras do Cavaco, com muita pena minha, acho que metade do país não se apercebeu ou nem se quer se interessa.

    Para além de que foram muito poucos os presidentes, se é que existiu algum, que não tenha feito 2 mandatos. Portanto, acho que ainda o vamos ter que aturar por mais algum tempo.

    ResponderEliminar